Preferência elevada por doces ligada ao crescimento físico

O desejo elevado das crianças por alimentos doces tem uma base biológica relacionada à taxa de crescimento físico, dizem pesquisadores no periódico Physiology & Behavior.

Em todas as culturas, as crianças preferem níveis mais altos de doces em seus alimentos do que os adultos, um padrão que diminui durante a adolescência. Para explorar o fundamento biológico dessa mudança, pesquisadores analisaram a preferência por doces e as medidas biológicas de crescimento e a maturação física de 143 crianças com idades entre 11 e 15 anos.

Com base nos resultados de testes de paladar, os pesquisadores separaram as crianças segundo a preferência pelo paladar doce em grupos de alta preferência e baixa preferência. Crianças no grupo de baixa preferência também apresentaram níveis mais baixos de um biomarcador associado com o crescimento ósseo em crianças e adolescentes.

Os pesquisadores observaram que outros fatores biológicos associados com a adolescência, como a puberdade ou níveis hormonais, não estavam associados com a preferência por doces.

“Nossos achados mostram-nos a primeira ligação entre preferência por doces e necessidade biológica”, diz a co-autora do estudo Danielle R. Reed, PhD, geneticista no Monell Chemical Senses Center. “Quando os marcadores de crescimento ósseo diminuem com o aumento da idade da criança, o mesmo acontece com a preferência por soluções altamente doces”.

A American Dental Association recomenda uma dieta balanceada que compreenda uma variedade de alimentos para ajudar a manter uma saúde bucal ótima. Escolha alimentos de cada um dos cincos principais grupos (pães, cereais e outros grãos; frutas; vegetais; carne, aves e peixes; leite, queijo e iogurte) e limite o número de lanches entre as refeições. Para um lanche nutritivo, escolha alimentos como queijo, vegetais crus, iogurte natural ou uma porção de fruta.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Cuidar da higiene bucal pode ser divertido!

Confira as dicas, jogos e vídeos oferecidos por Colgate Tandy para manter a higiene bucal das crianças em dia.