Pesquisa mostra os benefícios de uma visita ao dentista nos primeiros anos de vida

Um estudo divulgado em uma importante publicação científica, o Pediatric dentistry, revelou alguns benefícios de crianças visitarem o dentista antes dos 4 anos de idade.

O estudo “Visitas precoces ao dentista reduzem custos e número de procedimentos odontológicos?”, que apareceu na edição de novembro/dezembro de 2014 na publicação Pediatric dentistry, traz evidências que comprovam que uma intervenção precoce pode trazer benefícios clínicos e econômicos.

“A mensagem principal é: Intervenção precoce funciona”, disse o Dr. Dr. Arthur J. Nowak, autor principal do artigo e professor emérito do departamento de Odontopediatria da Universidade de Iowa, Estados Unidos.

Os pesquisadores examinaram por um ano dados referentes a gastos em procedimentos odontológicos de 42.532 crianças com idade entre 0 e 7 anos de idade. Aproximadamente 40% dessas crianças foram ao dentista pela primeira vez antes dos 4 anos de idade, enquanto o restante foi pela primeira vez após os 4 anos.

As crianças que tiveram o primeiro contato com o dentista mais tardiamente gastaram em média 360 dólares a mais e foram submetidos a 3,58 procedimentos extras em um período de 8 anos quando comparado às crianças que tiveram uma intervenção precoce do dentista.

A ADA, Associação Dentária Americana, recomenda levar o seu filho ao dentista pela primeira vez antes de ele completar 1 ano de idade, idealmente por volta do 6 meses de vida ou quando o primeiro dente erupcionar.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Cuidar da higiene bucal pode ser divertido!

Confira as dicas, jogos e vídeos oferecidos por Colgate Tandy para manter a higiene bucal das crianças em dia.