As mudanças na boca podem estar relacionadas à menopausa

As mulheres podem sofrer muitas alterações corporais durante a menopausa, e algumas dessas mudanças acontecem na boca, onde as variações hormonais podem levar a sintomas orais desfavoráveis.

A menopausa, que sinaliza o fim da fertilidade feminina, é uma parte normal do processo de envelhecimento. As mulheres que passam pela menopausa devem discutir quaisquer alterações bucais com seus dentistas, uma vez que as variações hormonais da menopausa podem ser responsáveis por alguns desses sintomas, ao passo que outros fatores podem contribuir ou causá-los.

Aqui apresentamos algumas alterações e possíveis problemas bucais que podem estar associados à menopausa:

  • Síndrome da boca ardente. Alteração hormonal que causa dor intensa e pode afetar a língua, lábios, palato, gengivas e áreas de suporte da dentadura.
  • Boca seca. A diminuição de estrogênio pode causar secura na boca.
  • Alterações na mucosa. Gengiva pode sangrar com facilidade e parecer pálida, seca e brilhante.
  • Periodontite. As mulheres podem se tornar mais susceptíveis a esta forma destrutiva das gengivas/doença periodontal após a menopausa.
  • Osteoporose. A perda óssea de tecidos de suporte do dente pode estar relacionada à osteoporose.
  • Distúrbios de alimentação. Angústia psicológica relacionada à menopausa pode levar a hábitos alimentares inadequados em algumas mulheres, incluindo o vômito intencional. Esses hábitos podem causar trauma à boca, incluindo erosão do esmalte do dente.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Mantenha seus dentes limpos com uma rotina de saúde bucal.

Estabelecer uma rotina de saúde bucal é importante para uma boca saudável. Experimente um de nossos produtos de saúde bucal.