Faça um balanço da saúde bucal durante o mês do bem-estar da família

Maio é o Mês Nacional do Bem-Estar da Família (nos Estados Unidos), uma celebração criada para promover estilos de vida saudáveis. Neste mês, dentistas lembram aos pacientes os bons hábitos de saúde bucal, estimulando-os a tornar os check-ups odontológicos regulares uma parte da rotina do bem-estar familiar.

Um corpo saudável está associado a uma boca saudável, de acordo com a Associação Dental Americana. Se você deseja se sentir bem, permanecer saudável e ter boa aparência ao longo de toda a vida, você pode se surpreender com a diferença que uma boca saudável faz. Através da adoção de hábitos bucais saudáveis em casa, escolhas inteligentes na dieta e estilo de vida e busca por tratamento odontológico regular, você pode ajudar seus dentes a durarem a vida toda.

"Há uma verdade por trás do antigo provérbio, 'seja fiel aos seus dentes ou eles se tornarão falsos'", diz Dr. Gene Shoemaker, presidente da Associação Dental de Wisconsin. "Um sorriso saudável, atraente, é a recompensa pelos hábitos saudáveis de saúde bucal adotados durante a vida inteira. Além disso, a saúde bucal está intimamente ligada à saúde geral – ignore sua boca e você pode correr risco de outros problemas sérios, incluindo doença cardíaca, derrame, complicações do diabetes e câncer bucal".

Um bom começo para encorajar um programa de bem-estar familiar é garantir que as crianças pequenas recebam bons cuidados bucais que protejam seus dentes. Os dentes decíduos, ou "dentes de leite", são muito importantes para o desenvolvimento físico, social e emocional das crianças.

"Os dentes de leite são susceptíveis à cárie", diz Dr. Shoemaker. "Crianças pequenas podem desenvolver infecções dentais que podem se tornar sérias e se disseminar rapidamente quando não prontamente tratadas".

Fale com seu dentista sobre o agendamento da primeira consulta odontológica quando o primeiro dente do seu filho surgir, recomenda a ADA. Trate a primeira consulta odontológica como faz com a primeira consulta ao pediatra quando o bebê não está doente. É bom que a primeira consulta ao dentista ocorra dentro do prazo de seis meses após o surgimento do primeiro dente e antes do primeiro aniversário da criança.

A cárie dentária é uma doença evitável. Para manter dentes saudáveis, a ADA recomenda algumas dicas simples:

  • Coma alimentos variados para ter uma dieta balanceada. Escolha pães, cereais e outros produtos a base de grãos; vegetais; carnes, aves e peixes; e leite, queijo e iogurte.
  • Limite o número de lanches que ingere. Cada vez que você ingere alimentos que contêm açúcares, os dentes são atacados por ácidos durante 20 minutos ou mais.
  • Se fizer lanches, escolha alimentos como queijo, vegetais crus e iogurte natural ou um pedaço de fruta.
  • Alimentos que são ingeridos como parte de uma refeição causam menos mal. Mais saliva é liberada durante uma refeição, o que ajuda a lavar os alimentos da boca e ajuda a reduzir os efeitos dos ácidos.
  • Escove os dentes duas vezes ao dia com creme dental fluoretado que tenha o selo de aprovação da ADA.
  • Limpe entre os dentes diariamente com fio dental ou limpadores interdentais.
  • Visite seu dentista regularmente. Seu dentista pode ajudar a evitar que alguns problemas ocorram e pode detectar os que ocorrerem quando ainda forem fáceis de tratar.

Para adultos idosos, a boa saúde dental também é muito importante. Atualmente, as pessoas estão vivendo mais e conservando mais dentes naturais, o que aumenta a complexidade do tratamento odontológico.

Crescentes evidências médicas sugerem que uma boca não saudável pode agravar problemas médicos sérios. Gengiva que sangra, superfícies radiculares expostas e dentes com mobilidade não são normais em nenhuma idade. Geralmente, esses são sinais de uma infecção chamada de doença periodontal (gengival). As infecções periodontais podem ser sérias e podem afetar não apenas a boca, mas potencialmente a saúde geral.

É possível ter doença periodontal e não ter sinais de alerta, e é por isso que os check-ups odontológicos regulares e os exames periodontais são necessários. Durante os check-ups, seu dentista limpará as raízes e coroas dos seus dentes e monitorará problemas.

A prevenção de problemas dentais também é a melhor maneira de preservar o orçamento familiar.

“Essas ações simples evitam que pequenos problemas bucais se transformem em problemas mais sérios e de tratamento mais caro", diz Dr. Shoemaker. "O tratamento dental de melhor custo-benefício é, antes de mais nada, evitar que a doença se desenvolva.”

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Mantenha seus dentes limpos com uma rotina de saúde bucal.

Estabelecer uma rotina de saúde bucal é importante para uma boca saudável. Experimente um de nossos produtos de saúde bucal.