FDA aconselha consumidores a usar acetaminofeno/ paracetamol sempre conforme as instruções

A agência americana que regula fármacos quer que os consumidores saibam que tomar uma dose de acetaminofeno/ paracetamol maior do que a recomendada pode potencialmente causar sérios danos ao fígado ou mesmo morte.

Dentistas, rotineiramente, tratam de dor aguda dos pacientes. Em alguns casos, eles recomendam que os pacientes comecem a usar o acetaminofeno/ paracetamol vendido sem prescrição antes da consulta para o tratamento.

Acetaminofeno/ paracetamol é o nome genérico do ingrediente ativo de produtos vendidos sem prescrição como o Tylenol e de medicamentos vendidos com prescrição como o Vicodin e Percocet. O ingrediente é encontrado em mais de 600 remédios para alívio da dor e febre, gripes e resfriados, alergia e auxiliares do sono vendidos com ou sem prescrição, segundo a FDA.

Quando usado conforme as orientações, o medicamento é seguro e eficaz, mas "tomar ainda que só um pouquinho a mais do que o prescrito, ou usar mais do que um remédio que contenha acetaminofeno" pode ser fatal.

A FDA alerta os pacientes a sempre seguir as orientações do médico e também as orientações na bula do medicamento ao usar produtos contendo acetaminofeno/ paracetamol. É especialmente importante que os pacientes falem com o médico se beberem álcool regularmente ou tiverem sido diagnosticados com doença hepática. A agência também aconselha os pacientes que tomam warfarina – medicamento que afina o sangue – a discutir a ingestão de acetaminofeno/ paracetamol com um médico porque a combinação pode elevar o risco de hemorragia.

Ao dar esse medicamento para crianças, a FDA recomenda que os pais:

  • Verifiquem os ingredientes ativos em todos os outros medicamentos que a criança estiver tomando.
  • Leiam as informações fornecidas pelo médico da criança e também as informações na bula e sigam as instruções.
  • Escolham o medicamento correto com base no peso e idade da criança para determinar se o medicamento está certo para seu filho, qual a quantidade a dar, qual o intervalo de horas entre as doses e quando parar de dar o acetaminofeno/ paracetamol e procurar a ajuda de um médico. Se a dose apropriada ao peso ou idade de seu filho não estiver listada na bula ou você não souber o quanto dar, pergunte ao farmacêutico ou médico o que fazer.
  • Não use uma colher porque você pode dar a quantidade errada. Use o dosador que vem com o medicamento para obter a dose exata. Se não houver dosador, pergunte ao farmacêutico.
  • Nunca dê mais de um medicamento que contenha acetaminofeno/ paracetamol. Se você der mais, poderá prejudicar seu filho.

Caso o medicamento não alivie a dor ou a febre em crianças ou adultos, a FDA recomenda com veemência que os pacientes não tomem mais acetaminofeno/ paracetamol e conversem com um médico, enfermeiro ou farmacêutico.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Mantenha seus dentes limpos com uma rotina de saúde bucal.

Estabelecer uma rotina de saúde bucal é importante para uma boca saudável. Experimente um de nossos produtos de saúde bucal.