Próteses dentárias totais, Próteses dentárias parciais, Cuidados com a Prótese dentária - Saiba mais

As próteses dentárias são substitutas dos dentes perdidos que podem ser colocadas e retiradas da boca. Embora leve algum tempo para se acostumar com a prótese dentária e a sensação não ser a mesma dos dentes naturais, as próteses modernas têm aparência natural e estão mais confortáveis do que nunca.

Há dois tipos principais de próteses dentárias: total e parcial. Seu dentista o ajudará a escolher o tipo de prótese dentária adequada para você com base no número de dentes que serão substituídos e no custo envolvido.

Como as próteses dentárias funcionam?
Nas próteses dentárias totais, a base acrílica com cor da gengiva é encaixada sobre a gengiva e o pálato. A base da prótese dentária superior cobre o palato (céu da boca), enquanto a prótese inferior tem forma de ferradura para acomodar a língua.

As próteses dentárias são feitas individualmente por um dentista e por um protético a partir de moldagens tiradas da boca do paciente. Seu dentista determinará qual dos três tipos de prótese dentária descritas abaixo é o melhor para você.

  • Prótese dentária total convencional
    Uma prótese dentária total convencional será instalada em sua boca após todos os dentes ter sido extraídos e o tecido estiver cicatrizado. A cicatrização poderá levar meses e durante esses meses você ficará sem os dentes.
  • Prótese dentária imediata
    A prótese dentária imediata é colocada imediatamente após a extração dos dentes (seu dentista faz a moldagem do seu maxilar e o planejamneto na consulta anterior ao procedimento.) Embora a prótese dentária imediata ofereça o benefício de você não ficar sem os dentes, ela precisa ser ajustada por muitos meses após a instalação. A razão é o fato de que o osso que apoia os dentes, modifica sua forma durante a cicatrização fazendo com que a prótese fique solta.
  • Prótese dentária parcial
    A prótese dentária parcial se apoia em uma estrutura de metal que é presa aos dentes naturais. Muitas vezes as coroas são colocadas em um dente natural e serve de apoio para a prótese.

Quanto tempo leva para eu me acostumar com a prótese dentária?
As próteses novas podem provocar sensações estranhas e desconfortáveis por semanas ou até por meses. Comer ou falar com as próteses podem demandar alguma prática. A sensação de volume ou de que a prótese vai se soltar não é incomum enquanto os músculos de suas bochechas e língua aprendem a segurar a prótese no lugar. Um fluxo maior de saliva, a sensação de que a língua não tem espaço suficiente, uma pequena irritação ou dor, também não são incomuns. Se você sentir irritação na boca, vá ao dentista.

Quanto tempo dura uma prótese dentária?
Após um período de tempo, sua prótese precisará ser reajustada, refeita ou reembasada em consequência de desgaste natural. Reembasamento significa fazer uma nova base mantendo os dentes da prótese. Assim como você envelhece com os anos, sua boca, naturalmente, também muda. Essas mudanças fazem com que as próteses fiquem mais soltas, dificulte a mastigação e irrite sua gengiva. No mínimo, você deve ir ao dentista anualmente para fazer uma reavaliação.

Enumeramos algumas dicas de cuidado com as próteses:

  • Ao manusear suas próteses, coloque-as sobre uma toalha dobrada ou em um recipiente com água. As próteses dentárias são delicadas e podem se quebrar se caírem.
  • Não deixe suas próteses secar. Mergulhe-as em água quando não estiver em uso. Nunca utilize água quente, pois pode causar deformações na prótese.
  • Escove as próteses diariamente para remover os resíduos dos alimentos e a placa bacteriana e assim evitar que elas manchem.
  • Escove sua gengiva, língua e palato todas as manhãs com escova de cerdas macias antes de inserir as próteses. Isso estimulará a circulação nos tecidos e ajudará a remover a placa.
  • Vá ao dentista se suas próteses quebrarem, trincarem ou se ficarem soltas na boca. Não tente ajustá-las — isto poderá danificá-las ao ponto de não mais poderem mais ser reparadas.

Mantenha suas próteses limpas!

Não fuja da sua rotina de higiene bucal, use um de nossos cremes dentais para ajudar a manter suas próteses limpas.