Uso adequado do creme dental garante segurança

Um relato de caso que recentemente apareceu nos noticiários descreve quatro histórias de pacientes que disseram ter desenvolvido problemas neurológicos, presumivelmente por ingestão excessiva de alguns cremes dentais contendo zinco.

Os autores do relato observaram que esses pacientes usaram quantidades excessivas de cremes dentais contendo zinco (dois ou mais tubos por semana durante anos, quando um tubo normalmente duraria de 3 a 10 semanas) e sugeriram que eles podem ter engolido grandes quantidades de creme dental durante um período de tempo prolongado. Os autores concordam que isso é apenas uma hipótese.

A American Dental Association (ADA) relata não ter conhecimento independente dos fatos nesses casos e não conhecer nenhum relato de problemas neurológicos resultantes do uso de creme dental quando obedecidas as instruções do fabricante, bem como nenhum outro relato de problemas neurológicos ou outros problemas de saúde relacionados ao uso de cremes dentais em nenhuma situação.

Até o momento, o U.S. Food and Drug Administration (FDA) não emitiu nenhum alerta ao público ou aos profissionais da odontologia sobre essa questão.

A ADA também observou que esse relato de caso envolvendo cremes dentais não deve ser confundido com outra ação do FDA de março de 2008 que incluiu uma notificação de saúde pública sobre eventos de saúde adversos causados por sérias reações alérgicas a um produto diferente: limpadores de dentaduras.

O FDA atribuiu a reação a um ingrediente chamado persulfato (um alérgeno conhecido) e solicitou a todos os fabricantes de limpadores de dentaduras que modificassem o rótulo para incluir informações alertando que o produto continha persulfatos e recomendou melhorar as instruções de uso no rótulo para reduzir erros na utilização.

Pacientes com dentaduras frouxas devem consultar o dentista regularmente para exame e cuidados apropriados, o que pode reduzir a necessidade de produtos adesivos de dentaduras.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Mantenha suas próteses limpas!

Não fuja da sua rotina de higiene bucal, use um de nossos cremes dentais para ajudar a manter suas próteses limpas.