Restauração Adesiva

O que é?
A restauração adesiva é a aplicação de resina composta da cor do dente para reparar um dente com cárie, lascado, fraturado ou pigmentado. Diferentemente das coroas, que são fabricados em laboratório e exigem um moldagem personalizada para se conseguir uma coroa adequada, o procedimento como a restauração adesiva pode ser feito em uma única consulta. O procedimento é restauração adesiva porque o material restaurador preenche e se adere ao dente.

Para que é utilizado?
A restauração adesiva está entre os procedimentos de cosmética dentária mais fáceis e menos caros. A resina composta utilizada nessa técnica pode ser modelada e polida para ficar identica a um dente natural. Na maioria das vezes, a resina composta é utilizada para fins estéticos no sentido de melhorar a aparência de um dente pigmentado ou lascado. Também pode ser utilizado para diminuir os espaços interdentais, para aumentar o tamanho ou modificar o formato e a cor dos dentes.

Algumas vezes, a resina composta também é utilizada como alternativa cosmética às restaurações de amálgama ou para proteger parte da raiz do dente que esteja exposta pela retração da gengiva.

Preparação A anestesia geralmente não é necessária, a menos que o adesivo esteja sendo utilizado para restaurar uma cárie.

Como é feito
Seu dentista utilizará um guia de cores para selecionar a cor da resina composta que mais combine com a cor do seu dente.

Uma vez escolhida a cor, o dentista irá preparar a superfície do dente para torná-la áspera, com o uso de uma solução ácida. Após isso, o dentista irá aplicar um líquido condicionante para ajudar na aderência da resina composta.

Quando o dente estiver preparado, o dentista aplicará a resina composta da cor do dente. A resina é modelada e alisada até que atinja o formato adequado. Então, o material é endurecido (polimerizado) com auxílio de laser ou luz ultravioleta.

Depois que o material endurecer (polimerizar), os excessos serão removidos e será dado o polimento até ficar com o mesmo brilho da superfície dos outros dentes.

Normalmente esse procedimento leva cerca de 30 minutos a uma hora para ser concluído. Se você tiver mais do que um dente para ser restaurado, talvez você precise agendar várias consultas.

Chá, café, cigarro e outras substâncias podem manchar a resina. Para prevenir ou minimizar as manchas, é necessário evitar a ingestão de bebidas ou alimentos com muito corante nas primeiras 48h após o procedimento. Além disso, escovar sempre os dentes e fazer limpeza com um dentista com regularidade vai prolongar a vida útil de sua restauração.

Riscos
A resina composta utilizada no adesivo não é tão resistente quanto um dente natural. Roer as unhas, mastigar gelo ou morder a caneta, pode fraturar o material.

Quando ligar para um profissional
Nos dias seguintes à aplicação da resina, ligue para o seu dentista se você notar pontas na restauração ou se você sentir alguma interferência em seu dente ou ao dar uma mordida.

Ligue para o seu dentista imediatamente se a restauração lascar ou se perder parte dela.

©2001-2003 InteliHealth Inc. Todos os direitos reservados.

Mantenha seu sorriso brilhante!

A restauração pode melhorar seu sorriso, mas é importante protegê-lo com uma escovação frequente. Use nossos cremes dentais e nossas escovas especialmente desenvolvidas para ajudar a manter seu sorriso protegido.