Comidas de datas festivas podem ser traiçoeiras para usuários de aparelhos ortodônticos

Embora os aparelhos ortodônticos tenham evoluído de marca da adolescência da última geração para um acessório para pessoas de todas as idades, a longa lista de alimentos que prolongam o tratamento permanece inalterada.

Os aparelhos de hoje são menos apelativos visualmente e menos dolorosos, e os usuários não precisam de tantas consultas com o ortodontista. Mais de metade dos adolescentes recentemente questionados sobre seus aparelhos relata que não tem consciência deles. Mais de um quarto deles diz que o aparelho lhes dá um aspecto legal.

Mas os alimentos na lista do “não pode”, como nozes, pipoca, doces duros, balas de alcaçuz e caramelos, são tão atraentes para os adultos quanto são para as crianças. Com um de cada cinco pacientes ortodônticos tendo idade acima de 18 anos, as datas festivas representam um desafio para um grupo inteiro de farristas.

Embora os adultos possam não incluir a pesca das maçãs como uma atividade das datas festivas, os pacientes ortodônticos não serão capazes de aproveitar aquela tigela de nozes mistas comumente servidas como acompanhamento na hora do coquetel.

O mesmo vale para aquelas maçãs caramelizadas tão habilmente exibidas no centro da mesa, brownies com nozes e torta pecan no cardápio de sobremesa.

Entretanto, um pouco de consciência e criatividade na cozinha pode resultar em substituições que todos podem aproveitar como abóbora, “parfait”, sorvete, taças de frutas, gelatina e finas fatias de maçãs mergulhadas em iogurte ou calda cremosa de chocolate.

A American Association of Orthodontists recomenda que os pacientes ortodônticos escovem e usem fio dental após comerem doces. Alguns dentistas recomendam escovar dentro de cinco minutos após comer qualquer coisa, especialmente após uma refeição, e carregar uma escova para viagem quando jantar fora de casa.

A AAO diz que os usuários de aparelhos ortodônticos de qualquer idade necessitam de um tempo extra na escovação para garantir que todas as áreas ao redor do aparelho sejam corretamente higienizadas. Escovas com pontas especializadas estão disponíveis para ajudar o acesso entre as bandas e sob os fios. Passa-fios são úteis para passar o fio sob os arcos e facilitar a limpeza dos dentes. Irrigadores bucais também são úteis para deslocar resíduos alimentares alojados ao redor dos dentes. Enxaguatórios bucais de venda livre podem ser utilizados em conjunto com irrigadores bucais para ajudar a reduzir a quantidade de bactérias ao redor dos dentes.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Sorriso metálico? Ajude a mantê-lo bonito para o futuro.

Garantir que seus dentes estejam limpos é mais difícil com o uso de aparelhos. Use um de nossos produtos para tornar esse processo mais fácil.