Dentes sensíveis requerem cuidados adicionais

Você sente uma pontada nos dentes quando come alimentos gelados como sorvete ou tenta apreciar uma xícara de café ou chá quente?

Se a resposta for afirmativa, está na hora de agendar uma consulta com o dentista para descartar causas como uma cárie ou um dente fraturado. Para muitos, o problema pode ser sensibilidade dental – uma condição muito comum que pode ser causada por uma variedade de fatores. A sensibilidade pode variar de uma pontada ocasional à dor frequente.

Conforme envelhecemos, a gengiva que se afastou dos dentes (recessão gengival) ou o esmalte dental que se tornou muito fino pelo desgaste expõe a superfície da raiz dos dentes, podendo causar sensibilidade dental.

Outras possíveis causas incluem a escovação com força demasiada e consequente desgaste do esmalte; o desenvolvimento de doença gengival (gengivite); a irritação temporária causada por produtos de clareamento dental; o apertamento ou o ranger dos dentes; a ingestão de alimentos ácidos ou o uso de enxaguatórios bucais ácidos; ou a ocorrência de sensibilidade temporária após procedimentos odontológicos de rotina.

Consulte seu dentista para saber a melhor forma de tratar seus dentes sensíveis. Ele começará excluindo ou tratando problemas dentais sérios. Ele irá também determinar se você necessita de uma aplicação profissional de flúor, pasta dessensibilizante ou um selante dental para fortalecer o esmalte e reduzir a sensibilidade, e pode, ainda, recomendar um creme dental dessensibilizante que ajude a bloquear a transmissão da sensação da superfície do dente para o nervo através do uso regular.

Se você tiver gengivite ou seu esmalte estiver desgastando por escovar os dentes com muita força, seu dentista também poderá revisar com você as técnicas apropriadas de higiene bucal para proteger seus dentes e reduzir a sensibilidade. Se você estiver apertando ou rangendo os dentes, seu dentista poderá recomendar que você use uma placa miorrelaxante (para evitar o ranger dos dentes) durante a noite e evite estresse. Ele também poderá indicar a redução da quantidade de alimentos ácidos na sua dieta.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

A sensibilidade nos dentes está estragando o seu dia?

A sensibilidade dentária pode fazer com que comer e beber seja uma experiência dolorosa. Experimente um de o creme dental Colgate Sensitive Pró-Alívio para alívio de sensibilidade que, com uso contínuo, pode ajudar a prevenir futuras ocorrências.