Deslocamento da Articulação Temporomandibular (ATM)

Columbia

O que é?
A articulação temporomandibular (ATM) está localizada bem em frente à parte inferior da orelha e permite a movimentação da mandíbula inferior. Trata-se de uma articulação esférica, como a do quadril ou do ombro. Quando a boca se abre amplamente, a parte arredondada (chamada côndilo) sai da cavidade e se move para frente, voltando ao seu lugar quando a boca se fecha.

A ATM sofre deslocamento quando o côndilo se move demasiadamente. Com isso, ele fica preso em frente a uma seção óssea chamada de eminência articular e não pode se movimentar de volta ao seu lugar original. Isso acontece com mais frequência quando os ligamentos que normalmente mantêm o côndilo no lugar ficam relativamente soltos. Os músculos ao redor geralmente sofrem espasmo e seguram o côndilo na posição deslocada.

Sintomas
Ao abrir a boca, a mandíbula pode travar pessoa não consegue fechar a boca, sofrendo o desconforto até que a articulação volte à posição original.

Diagnóstico
O dentista baseia seu diagnóstico na posição da mandíbula, em estalos durante a abertura e fechamento da boca, dor nessa região e a radiografia confirma o diagnóstico clínico.

Duração esperada
O problema permanece até que a articulação se movimente de forma normal (fisiológica) . Entretanto, a área poderá ficar sensível por algumas semanas.

Prevenção
Normalmente, o dentista irá indicar uma plaquinha para ser usada ao longo do dia ou apenas durante à noite, enquanto você dorme, dependendo de cada caso. Essa plaquinha ajudará à mandíbula se articular de uma forma saudável.

Tratamentos cirúrgicos conservadores podem ajudar a prevenir a reincidência do problema. Algumas pessoas ficam com a mandíbula fechada por meio de fios durante certo período, para permitir que os ligamentos fiquem mais apertados e restrinjam o movimento.

Em certos casos a cirurgia pode ser necessária. Um dos procedimentos é chamado deconsilectomia . Ele modifica o côndilo da mandíbula, de modo a não ficar fora do local correto.

Tratamento
Os músculos mastigadores precisam relaxar para que o côndilo volte à posição normal. Por isso, o dentista pode confeccionar uma placa para reprogramar essa musculatura.

Caso a sua mandíbula trave, o dentista poderá mover o côndilo de volta para a posição correta puxando a mandíbula inferior para baixo e inclinando o queixo para cima para reposicionaro côndilo.

Dependendo do caso, caso esse travemento torne-se muito frequente, pode ser necessária uma intervenção cirúrgica para fixar o côndilo com fios cirúrgicos para não permitir que essa ATM trave nova mente.

O paciente deverá seguir dieta líquida ou pastosa por várias semanas após o procedimento, para reduzir o movimento e o desgaste da mandíbula. Evitar alimentos difíceis de mastigar como carnes duras, cenouras, doces duros ou cubos de gelo. Além disso, cuidados devem ser tomados para não abrir a boca exageradamente.

Quando chamar um profissional
Em caso de deslocamento da ATM, o paciente deverá procurar o médico, dentista ou pronto-socorro imediatamente para colocar a articulação de volta no lugar. O paciente poderá ser encaminhado para um cirurgião bucomaxilar para tratamento.

Prognóstico
Normalmente, as chances de sucesso no tratamento são excelentes.. Entretanto, em algumas pessoas, a articulação pode continuar se deslocando. Se isso acontecer, haverá necessidade de cirurgia.

© 2002- Aetna, Inc. Todos os direitos reservados.