Doenças e problemas respiratórios

Caso você sofra de um problema respiratório, deverá se assegurar de que o dentista tenha sempre uma lista atualizada dos medicamentos que faz uso. A lista poderá ser manuscrita ou digitada e deverá incluir os medicamentos prescritos e aqueles sem receita como antiácidos. Ela deverá incluir também vitaminas, ervas medicinais e suplementos nutricionais.

A lista deverá fornecer o nome de cada medicamento, dosagem, frequência da ingestão e quando foi prescrita pelo médico. Coloque a data da lista no topo da página. Isso ajudará o dentista a saber que se trata de uma lista atualizada.

Asma

Efeitos bucais
Muitos medicamentos usados para tratamento de asma exercem efeitos na boca e na garganta.

Os medicamentos anti-inflamatórios potentes (corticosteroides) podem causar boca seca e também predispor você a maior probabilidade de contrair infecções fúngicas (leveduras) na boca. Por fim, esses medicamentos também podem atrasar o processo de cicatrização. Se você usa um inalador contendo esteroides, faça uso de um espaçador. Trata-se de um tubo plástico conectado ao inalador. Ele mantém a dose durante a inalação. Em seguida, lave a boca com água e cuspa. Isso o ajudará a reduzir a chance de contrair infecção por leveduras em sua boca.

Cromolin pode causar:

  • Náusea

  • Tosse

  • Gosto ruim na boca

  • Boca ou garganta irritada

No dentista
Leve seu inalador em todas as consultas e também a lista de medicamentos que você usa. Informe ao dentista:

  • O último ataque de asma

  • A frequência dos ataques

  • O que desencadeia os ataques

  • A gravidade da asma

  • Qualquer ida ao hospital por causa da asma incluindo idas ao pronto-socorro.

YSuas glândulas suprarrenais normalmente produzem hormônios que ajudam você e seu corpo a responder ao estresse. Quando você toma esteroides, essas glândulas podem não funcionar adequadamente. Como resultado, o corpo pode ser menos capaz de responder ao estresse. Raramente, isso pode causar sérios problemas durante as consultas ao dentista. Assegure-se de que informou seu dentista sobre o uso de esteroides por mais de duas semanas. Você poderá precisar de mais tratamento com esteroides antes de receber o tratamento dentário.

Alguns medicamentos para asma, como teofilina e zafirlucaste, interagem com os medicamentos que o dentista pode prescrever. Assegure-se de que o dentista sabe quais medicamentos você está tomando e a dosagem de cada um.

Doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC), bronquite e enfisema

Efeitos bucais
A doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC) não afeta a boca e os dentes. Algumas pessoas com DPOC estão sempre doentes com resfriados ou infecções do trato respiratório superior. Outras podem usar esteroides por longos períodos. Isso as torna mais predispostas a contrair infecções fúngicas (leveduras) na boca. Os dentistas chamam essa infecção de Candidíase, ou sapinho.

No dentista
Normalmente, as glândulas suprarrenais produzem hormônios que ajudam você e seu corpo a responder ao estresse. Quando você toma esteroides, essas glândulas podem não funcionar adequadamente. Como resultado, o corpo pode ser menos capaz de responder ao estresse. Raramente, isso pode causar sérios problemas durante as consultas ao dentista. Assegure-se de que informou seu dentista sobre o uso de esteroides por mais de duas semanas. Você poderá precisar de mais tratamento com esteroides antes de receber o tratamento dentário. Assegure-se de que o dentista sabe quais medicamentos você está tomando e a dosagem de cada um.

A maneira com que você se acomoda na cadeira do dentista pode afetar sua respiração. Você deve trabalhar com o dentista para ficar confortável na cadeira. Se for necessário usar oxigênio, o dentista deverá ter a substância disponível. Se você usa oxigênio em casa, deverá levar seu oxigênio portátil ao consultório e certificar-se de que ele esteja cheio.

Tuberculose

Efeitos bucais
Se ovocê tem tuberculose, poderá apresentar grandes linfonodos no pescoço. Raramente, poderá apresentar uma ferida dolorida na boca.

No dentista
Se você tem tuberculose ativa, poderá disseminar a doença para outras pessoas no consultório dentário. então não deverá ir ao consultório. Se precisar de cuidados dentários de emergência, deverá ir ao hospital.

Se a tuberculose for inativa, você poderá ir ao consultório dentário. Um teste chamado cultura de saliva ou “sputum” mostrará se a doença é ativa ou não.

Sinusite

Efeitos bucais
Uma infecção do seio nasal pode causar dor nos dentes superiores. Isso pode ser confundido com um problema dental. Se for sinusite, mais de um dente do mesmo lado da sua boca poderá doer.

Medicamentos para tratar a sinusite, como os anti-histamínicos, podem causar boca seca. Isso pode aumentar o risco de cárie dental e de infecções por levedura na boca. Respirar pela boca também leva à boca seca.

No dentista
Não há considerações especiais para pessoas com sinusite. O dentista deve ser informado sobre os medicamentos que você utiliza. Algumas pessoas com sinusite crônica podem ter ingerido antibióticos durante várias semanas em uma determinada época. Se isso aconteceu, você deverá informar o dentista. É possível que as bactérias fiquem resistentes a certos antibióticos. Se você precisar de um antibiótico, o dentista poderá precisar alterar a dose ou o tipo.

© 2002- Aetna, Inc. Todos os direitos reservados.