Xilitol pode prevenir infecção do ouvido médio

Fazer seu filho mascar goma de mascar sem açúcar contendo xilitol, várias vezes por dia, pode não apenas protegê-lo da cárie – pode também ser uma estratégia útil para ajudar a evitar infecções do ouvido médio.

De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, a otite média aguda (OMA) é uma infecção do ouvido médio geralmente dolorosa e pode melhorar com o tratamento com antibióticos. Os sintomas incluem dor, vermelhidão do pavilhão auditivo, pus no ouvido e febre.

O Grupo de Infecções Respiratórias Agudas da base de dados Cochrane examinou três estudos finlandeses de 1998 a 2007. Mais de 3.000 crianças saudáveis em ambientes de cuidados diários receberam o adoçante natural sem açúcar xilitol em gomas, pastilhas ou xarope. As crianças que receberam o xilitol nos estudos tiveram 25% menos infecções do ouvido.

Aquelas que receberam a goma com xilitol mascaram por cinco vezes ao dia, durante pelo menos cinco minutos.

Nos Estados Unidos, a OMA foi responsável por cerca de 16 milhões de visitas ao dentista em 2000 e representa cerca de 3,8 bilhões de dólares anualmente nos gastos diretos e indiretos com saúde, dizem os pesquisadores. O tratamento com antibiótico da OMA é dispendioso e gera preocupações com o desenvolvimento de cepas de bactérias resistentes ao antibiótico. A cirurgia é invasiva e cara e, por conta desses fatores, buscam-se medidas eficazes de prevenção da OMA.

Um quarto estudo acompanhou crianças com infecções respiratórias superiores que receberam xilitol. Nessas crianças não houve redução no número de infecções de ouvido com os tratamentos com xilitol.

Mostrou-se que o xilitol inibe o crescimento e a produção de ácido de uma variedade de bactérias relacionadas com a cárie dentária e as infecções respiratórias superiores, dessa forma, os pesquisadores supõem que ele também seria útil para prevenção de infecções do ouvido médio.

Diversos tipos de goma de mascar sem açúcar contendo xilitol possuem o selo de aprovação da ADA. Saiba mais em ADA.ORG(Em Inglês)

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.