Não pregue uma peça nos seus dentes do dia de Halloween

Neste Halloween, a Associação Dental Americana tem alguns conselhos sobre como lidar com os petiscos que causam cárie dentária e com a nova onda de acessórios vampirescos que assolam a nação.

Com o tempo, se você não limpar adequadamente seus dentes, os resultados podem ser cárie dentária, doença gengival e possível perda dental, diz dra. Ruchi Sahota, do conselho ao consumidor da ADA.

A placa é um filme pegajoso de bactérias que se forma constantemente sobre os dentes e gengivas, ela diz. Quando essas bactérias entram em contato com açúcar ou amido na boca, elas produzem ácidos que atacam os dentes por 20 minutos ou mais. Ataques ácidos repetidos podem provocar ruptura do esmalte dental, resultando na cárie dentária.

Uma maneira de lidar com esse problema é comer os doces com as refeições e não como lanches, e evitar os lanches entre as refeições sempre que possível. A produção de saliva aumenta durante a refeição, ajudando a remover da boca as partículas dos alimentos e neutralizar o ácido da placa.

Além da frequência com que você se alimenta, o período de tempo que o alimento permanece na sua boca também tem participação na cárie dentária.

Balas pegajosas como gomas e caramelos aderem aos dentes por mais tempo que produtos como o chocolate, que é facilmente removido pela saliva ou bochecho, diz dra. Sahota. Balas duras que contêm açúcar são mantidas na boca por mais tempo, dando às bactérias na boca mais tempo para criar ácidos que enfraquecem o esmalte dentário&.

Algumas pesquisas sugerem que certos alimentos, como queijo e amendoins, podem ser amigos dos dentes. Portanto, se você petiscar, escolha lanches que sejam saudáveis como frutas, nozes ou queijo. Mascar goma de mascar sem açúcar por 20 minutos após as refeições mostrou reduzir a cárie dentária, porque o fluxo aumentado de saliva ajuda a remover os alimentos e neutralizar os ácidos produzidos pelas bactérias da placa dental.

A popularidade dos programas de TV, filmes e livros com vampiros levou algumas pessoas a tomar decisões perigosas para os dentes. Alguns chegaram a restaurar os dentes para criar pontas que os fizessem parecer caninos de vampiros.

Advertimos enfaticamente as pessoas contra a alteração dos dentes por causa de uma moda passageira, diz dr. Matthew Messina, do conselho ao consumidor da ADA. Restaurar os dentes enfraquece a estrutura dental e, caso a pessoa mude de ideia mais tarde, retornar os dentes à forma natural pode sair caro.

Dr. Messina adverte que se você planeja comprar peças bucais com aparência de vampiro que estão comercialmente disponíveis, utilizá-las por tempo prolongado pode irritar a gengiva. Alimentos e outros resíduos também podem ficar aprisionados sob a peça, levando à formação de placa, o que provoca cárie e inflamação gengival. Essas bactérias também podem contribuir com o mau hálito.

Utilizar uma peça bucal por curto período de tempo para uma festa à fantasia não tem problema, diz dr. Messina. Apenas certifique-se de escovar os dentes depois de usá-la para reduzir as bactérias bucais.

Para ajudar a reduzir o risco de cárie dentária e aproveitar o Halloween, a ADA sugere o seguinte:

  • Coma os doces com as refeições. A produção de saliva aumenta durante as refeições, removendo as partículas de alimentos e ajudando a neutralizar os ácidos da placa causadores da cárie.
  • Considere mascar gomas de mascar sem açúcar após as refeições. Algumas dessas gomas receberam o Selo de Aprovação da ADA, por ter sido cientificamente comprovado que mascar a goma por 20 minutos após as refeições ajudou a prevenir a cárie dentária.
  • Beba água fluoretada. A água fluoretada corretamente mostrou reduzir a cárie de 20% a 40%.
  • Siga o 1-2-3 da boa higiene bucal diária: uso do fio dental uma vez ao dia, escovação duas vezes ao dia e ingestão de três refeições balanceadas ao dia.
  • Visite o dentista para check-ups regulares.
© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

A placa bacteriana é um conjunto de bactérias que se desenvolvem em seus dentes.

Quando a placa não é removida por meio da escovação e fio dental, ela se transforma em tártaro que possui uma superfície áspera e retentiva incentivando a formação de mais placa. Experimente um dos cremes dentais da Colgate com agentes antibacterianos.