O que causa manchas vermelhas no céu da sua boca?

As manchas vermelhas no céu da boca podem ser causadas por várias razões. Algumas são apenas um pequeno inconveniente, enquanto outras podem ser sinal de um problema de saúde mais grave que pode exigir uma investigação mais profunda. Enumeramos algumas possibilidades comuns:

Aftas

A maioria das pessoas já teve uma afta em algum momento, e enquanto essas lesões são mais comuns no interior das bochechas ou lábios, elas podem ocorrer em qualquer lugar, incluindo o céu da boca. As aftas geralmente são o resultado do estresse, ingestão de alimentos específicos ou quando há contato com outros irritantes. As lesões normalmente começam com pequenas protuberâncias vermelhas e sempre evoluem com um centro branco. Existem medicações disponíveis sem prescrição médica e a maioria das lesões cicatriza em uma semana ou até dez dias.

Candidíase

Também conhecida como sapinho ou candidíase bucal, esse crescimento excessivo de fungos pode causar protuberâncias vermelhas e manchas brancas dentro da boca. Comum em pessoas com próteses dentárias e diabetes, a candidíase é mais frequentemente tratada primeiro, pela prevenção do crescimento excessivo. Saiba mais sobre o sapinho no Centro de Informações de Saúde Bucal Colgate.

Coxsackievirus (Doença mão-pé-boca)

O vírus da doença mão, pé e boca, coxsackievirus pode causar bolhas doloridas e manchas vermelhas no céu da boca, nas mãos e pés. É mais comum em crianças com menos de cinco anos, mas pode ocorrer em pessoas de todas as idades. As opções de tratamento incluem para a febre e dor e enxaguantes bucais especiais com medicação para ajudar a aliviar o desconforto associado às lesões bucais. Converse com o seu dentista, pois ele poderá te encaminhar para um médico especailista.

Em casos raros, as lesões bucais podem ser um sinal de câncer bucal; por isso é importante verificar com seu dentista todos os pontos dolorosos e que causam dificuldade de comer ou beber ou que não se curam rapidamente.