Conhecimentos básicos sobre feridas bucais

As feridas bucais podem ser incômodas, doloridas e de aparência ruim. Podem ser causadas por infecções bacterianas, virais ou fúngicas, um fio ortodôntico solto, uma prótese mal adaptada ou um bordo cortante de um dente fraturado ou restauração. Entre as feridas bucais mais comuns encontram-se as aftas e o herpes.

As aftas são pequenas úlceras com uma base branca ou cinza e um bordo vermelho. Ao contrário do herpes, as aftas aparecem dentro da boca. Sua causa exata é incerta, mas alguns especialistas acreditam que problemas do sistema imunológico, bactérias ou vírus possam estar envolvidos.

Fadiga, estresse ou alergias podem aumentar a probabilidade de aftas. Um corte causado por mordida na bochecha ou língua, ou reações a alimentos e bebidas quentes podem contribuir com o desenvolvimento de aftas. Problemas intestinais, como colite ulcerativa e doença de Crohn, também parecem tornar algumas pessoas mais susceptíveis.
 
As aftas geralmente cicatrizam sozinhas após uma ou duas semanas. Anestésicos de uso tópico vendidos sem receita médica e enxaguantes bucais antimicrobianos podem promover alívio temporário. Fique longe de alimentos quentes, apimentados ou ácidos que podem irritar a lesão. Antibióticos e alguns curativos bucais podem reduzir as infecções secundárias.

O herpes simples é também chamado de herpes labial. Trata-se de um grupo de bolhas doloridas e cheias de líquido que geralmente se formam nos lábios e algumas vezes sob o nariz e no queixo. Essas lesões são causadas pelo herpes vírus tipo 1 e são muito contagiosas.

A infecção inicial (herpes primário), que freqüentemente ocorre antes da vida adulta, pode ser confundida com uma gripe ou resfriado e pode causar a erupção de lesões doloridas em toda a boca.

Uma vez que a pessoa é infectada com o herpes primário, o vírus permanece no seu organismo e provoca ataques ocasionais. Em algumas pessoas, o vírus permanece inativo. Entretanto, sua manifestação pode suceder uma febre, queimadura solar, abrasões de pele ou problema emocional.

As bolhas do herpes geralmente cicatrizam espontaneamente em uma semana. Anestésicos tópicos de venda livre podem proporcionar algum alívio, e a prescrição de drogas antivirais pode reduzir esse tipo de infecção viral.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.