Curativo adesivo com raiz de alcaçuz ajuda na cicatrização de aftas

As úlceras aftosas recorrentes — mais comumente chamadas de aftas — são problemas orais comuns que podem interferir com a qualidade de vida das pessoas e dificultar sua alimentação e a fala.

Agora existe um novo tratamento para essa condição dolorosa usando-se um extrato da raiz do alcaçuz. Pesquisadores descobriram que ao se aplicar um curativo medicado com o extrato as aftas diminuem de tamanho.

Afetando um em cada cinco norte-americanos, as aftas parecem úlceras rasas de diferentes tamanhos nos tecidos moles da boca e dos lábios. Freqüentemente, elas são desencadeadas por alergias alimentares e alterações hormonais.

Autores de um estudo publicado na revista General Dentistry conduziram um estudo utilizando um adesivo medicamentoso vendido sem prescrição, que contém extrato da raiz de alcaçuz para tratar aftas. Compararam os resultados do tratamento com adesivo com a não realização de nenhum tratamento.

Após sete dias, o tamanho da úlcera no grupo com o adesivo foi significativamente mais baixo. O tamanho da úlcera no grupo sem tratamento havia aumentado 13%.

Na sua forma original, a raiz de alcaçuz tem um sabor muito forte. Quando combinada com um adesivo bucal auto-aderente, que se dissolve na boca, o sabor é suave e agradável.

“A predisposição genética é uma das principais causas de aftas”, diz o Dr. Michael Martin, autor principal do estudo. “Quando ambos os pais têm história de aftas, a probabilidade de seus filhos as desenvolverem pode chegar a 90%”, conta. “Além de acelerar a cicatrização das aftas, o adesivo ajudou a reduzir a dor em apenas três dias de tratamento”, completa o Dr. Martin.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.