Cientistas desenvolvem uma tira para tratar queimaduras bucais

Uma equipe de pesquisa de engenharia biomédica farmacêutica desenvolveu uma tira bucal dissolvível que pode aliviar a dor de queimaduras causadas pela ingestão de alimentos e líquidos  quentes como café, pizza e sopa, embora ainda precise ser testada em humanos.

A tira, aplicada diretamente na parte queimada da língua, bochecha ou céu da boca, adere à área afetada e rapidamente se dissolve para aliviar a dor e promover cicatrização, diz a equipe de pesquisa.

Jason McConville, Ph.D., da Universidade do Novo México e colegas da Universidade do Texas em Austin descreveram a Tira Dissolvível para Tratamento de Queimaduras Térmicas Bucais numa apresentação de pôster no congresso e exposição anual da Associação Americana de Cientistas Farmacêuticos de 2012. Desenvolveram a tira para a liberação controlada de um anestésico local, benzocaína, e um polímero terapêutico.

A tira destina-se a liberar instantaneamente benzocaína perante a adesão às áreas afetadas da boca e continuar a liberar quantidades suficientes para alívio da dor por um período de tempo prolongado, o estudo concluiu. A quantidade de Poloxamer 188 também é considerada suficiente para aliviar os sintomas de longo prazo das queimaduras menores. Além disso, todos os materiais usados são relativamente baratos. Propõe-se que essa tira possa promover alívio instantâneo, prolongado e acessível para aliviar a dor causada pelas queimaduras bucais.

A benzocaína, que é usada topicamente para alívio da dor em produtos odontológicos e pastilhas para garganta, foi escolhida por suas propriedades não-irritantes, atóxicas e prontamente disponíveis, dizem os pesquisadores. O próximo passo no aprofundamento da pesquisa será testar as tiras em seres humanos e adicionar sabor.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.