Pessoas com AR são mais propensas a ter doença gengival

No momento em que profissionais da saúde e consumidores celebram o Mês da Conscientização da Artrite em Maio, os profissionais da odontologia lembram pacientes e cuidadores de dar atenção à ligação entre doença periodontal e artrite reumatoide.

Estudos mostraram que pessoas com AR são mais propensas a ter doença periodontal comparadas àquelas que não têm essa doença inflamatória crônica das articulações. Um estudo de 2008 publicado no Journal of Periodontology mostrou que pacientes com AR eram praticamente oito vezes mais propensos a ter doença periodontal. Como a artrite é uma doença debilitante que pode comprometer a destreza manual dos pacientes, alguns indivíduos podem não ser capazes de manter uma boa higiene bucal. O estudo encontrou que, embora a higiene bucal fosse um fator, ela não explicava totalmente a associação entre as duas doenças.

Os autores do estudo mencionaram que tanto a AR como a doença periodontal são distúrbios inflamatórios sistêmicos, o que pode explicar a conexão entre as duas e que os resultados indicam a necessidade de uma estreita colaboração entre médicos, dentistas e higienistas bucais ao tratar pacientes com AR.

Um estudo de 2009 descobriu que pacientes com AR severa e doença periodontal tinham menos dor artrítica, um número reduzido de articulações inchadas e menos rigidez matutina quando seus problemas odontológicos eram tratados. Pessoas com artrite que têm dificuldades para cuidar dos dentes têm algumas opções. Elas devem visitar o dentista regularmente para manter a boca saudável. Escovas dentais elétricas, aparelhos para irrigação, porta-fio dental e enxaguatórios bucais sob prescrição – produtos que tenham o Selo de Aprovação da ADA – podem ser instrumentos apropriados para pessoas que têm destreza manual limitada. Para mais detalhes sobre os produtos, veja o guia For the Dental Patient (Para o Paciente Odontológico) para a aquisição de produtos bucais no link www.ada.org (em inglês).

OralLongevity, uma iniciativa desenvolvida para aumentar a consciência sobre as necessidades de saúde bucal dos americanos idosos, oferece materiais educativos que exploram a ligação entre saúde geral e saúde bucal e discutem maneiras de conservar os dentes por toda a vida. Consumidores podem solicitar o livreto e DVD educativo que é formatado em capítulos numa variedade de tópicos de saúde bucal, incluindo o efeito do diabetes, da artrite e das medicações na saúde bucal. Visite ADA.org (em inglês) para mais detalhes.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.