Destaque para a síndrome de Sjögren em abril

A síndrome de Sjögren, um distúrbio autoimune crônico com sintomas que podem incluir boca seca, é tema de destaque em abril, que é o Mês Nacional de Conscientização da Síndrome de Sjögren.

Mais de 4 milhões de norte-americanos sofrem da doença, segundo a Fundação da Síndrome de Sjögren(SSF).

Mulheres contabilizam nove em cada dez pacientes com a síndrome, que ocorre quando as células sanguíneas brancas de uma pessoa atacam as glândulas produtoras de umidade. Os sintomas mais comuns da síndrome de Sjögren incluem boca e olhos secos, fadiga e dor musculoesquelética.

De acordo com a SSF, a doença é frequentemente subdiagnostica ou diagnosticada erroneamente numa média de 4,7 anos antes de um diagnóstico correto. A fundação estimula dentistas, oculistas, ginecologistas e outros profissionais da saúde a estarem alertas à síndrome de Sjögren.

Para mais informações sobre o assunto, visite a SSF na página www.sjogrens.org. Os Institutos Nacionais de Saúde (nih.gov) e o Instituto Nacional de Pesquisa Dental e Craniofacial (nidcr.nih.gov) também têm materiais sobre a síndrome de Sjögren.

A Associação Dental Americana tem materiais para o entendimento e tratamento da xerostomia, que é o sintoma de boca seca comum da síndrome de Sjögren, no website para o consumidor MouthHealthy.org.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.