Infecções Bucais e Doença Cardíaca

Novas pesquisas sugerem que, embora as infecções bucais possam ter participação na doença cardíaca, o papel desempenhado não é bem conhecido.

Um novo estudo conduzido por pesquisadores na Faculdade de Odontologia Henry M. Goldman, na Universidade de Boston, contesta a noção de que todos os anticorpos trabalham da mesma maneira. Pesquisas sugeriram anteriormente que as infecções bucais poderiam funcionar como um gatilho no sistema imune, causando inflamação em outras partes do corpo e contribuindo para a doença cardíaca.

Porém, Dra. Sok-Ja Janket, da Universidade de Boston, afirma que dois anticorpos salivares estão associados com doença cardíaca de maneiras diferentes.

"Nossos resultados sugerem indiretamente que a infecção bucal pode ter um papel na iniciação da doença cardíaca, mas temos que dirigir a atenção ao anticorpo correto", afirma Dra. Janket. "Nem todos os anticorpos representam o mesmo caminho".

Dra. Janket determinou que o anticorpo sIgA está positivamente associado com o risco de doença cardíaca e, conforme a infecção bucal piorou, o anticorpo indicou uma chance maior de doença cardíaca. O segundo anticorpo, IgG, sugeriu proteção contra doença cardíaca.

IgG é a imunoproteína ativa mais potente presente na saliva e trabalha para inibir os organismos que causam gengivite, de acordo com a American Dental Association. A ADA recomenda consultas regulares ao dentista porque algumas doenças ou condições médicas podem exibir sintomas na boca.

Dra. Janket ainda espera determinar se existe uma relação causal entre cada anticorpo e a probabilidade de desenvolvimento de doença cardíaca. Seu estudo não foi projetado para determinar causa mas a Dra. Janket espera que pesquisas futuras patrocinadas pela American Heart Association encontrem a resposta.

O estudo foi publicado na edição de abril do Journal of Dental Research.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Produtos em Destaque

A doença periodontal pode ser associada a determinadas doenças cardíacas. Experimente um de nossos cremes dentais para prevenir doença periodontal antes que ela apareça.