Raspagem e alisamento radicular para manter seus dentes e boca limpos

Você vai ao dentista a cada seis meses para um exame e limpeza dos dentes. Um dia o dentista descobre que você está com gengivite. Gengivite é uma inflamação do tecido gengival que, se não tratada, pode afetar os dentes e osso em que estão fixados. A placa bacteriana, os ácidos e certos alimentos contribuem para o desenvolvimento da gengivite. Felizmente, existem dois métodos para reverter a doença periodontal: a raspagem dos dentes e o alisamento da raiz.

Raspagem radicular

Raspagem radicular.


Alisamento Radicular

Alisamento Radicular.


A raspagem pode ser feita manualmente e/ou com o uso de instrumentos ultrassônicos. O procedimento inicia-se com um exame completo da sua boca. Em seguida, o dentista utiliza um aparelho que remove a placa bacteriana por meio de vibrações. Este aparelho remove o tártaro (cálculo), a placa e a película bacteriana da superfície dos dentes e abaixo da linha da gengiva. Em seguida, o dentista pode usar um instrumento manual para retirar resíduos que tenham ficado na superfície dos dentes ou abaixo da linha da gengiva.


O alisamento radicular envolve a raspagem cuidadosa da raiz do dente com o objetivo de reduzir a inflamação. O dentista faz a raspagem para alisar as áreas irregulares e impedir o crescimento da placa e da película bacteriana.


Dói?

Se o tecido gengival estiver sensível e inflamado, pode-se administrar anestesia local antes da limpeza. Se seus dentes estiverem sensíveis, antes ou depois da limpeza, o dentista pode recomendar o uso de uma creme dental dessensibilizante. A raspagem dentária e o alisamento radicular podem exigir de duas a quatro consultas, dependendo do grau de gravidade. Se você tiver doença periodontal, a raspagem e o alisamento radicular serão realizados primeiro e, posteriormente, realiza-se a cirurgia periodontal.

Melhor saúde bucal

O dentista lhe ensinará como cuidar de seus dentes e gengiva. Ele explicará o uso correto do fio dental e da escovação para evitar o desenvolvimento futuro de bactérias e formação do tártaro.

A forma simples de ajudar a prevenir a doença periodontal

A doença periodontal é causada quando a placa não é removida na escovação ou no uso do fio dental diariamente. Experimente uma de nossos cremes dentais feitao para reduzir novo crescimento de placa e ajudar a prevenir a ocorrência de doença periodontal.