Melatonina pode ajudar a combater infecções bucais

A melatonina salivar pode desempenhar um papel importante na manutenção da saúde periodontal, segundo um estudo publicado no Journal of Periodontology.

Pesquisadores da Universidade de Granada, Espanha, e da Universidade de Michigan, Ann Arbor, estudaram 37 pacientes com diferentes graus de doença periodontal. Todos os indivíduos submeteram-se a exame médico e odontológico, e os pesquisadores colheram dados sobre os níveis de melatonina salivar e plasmática, bem como o índice periodontal da comunidade (CPI) de cada indivíduo.

A melatonina, um hormônio fabricada pela glândula pineal, pode ser capaz de proteger a cavidade bucal dos radicais livres produzidos pelas doenças inflamatórias, afirmaram os pesquisadores. A melatonina tem efeitos antioxidantes potentes que podem proteger as células dos processos inflamatórios e dos danos causados por oxidação, e suplementos de melatonina são comumente indicados para melhorar problemas com o fuso horário e facilitar o sono.

“Pacientes com taxas mais altas de melatonina salivar apresentaram índice periodontal comunitário mais baixo. CPI é o sistema de pontuação usado para avaliar o estado periodontal”, disse o co-autor do estudo Dr. Pablo Galindo, Departamento de Cirurgia Bucal, Faculdade de Odontologia da Universidade de Granada, Espanha. “Esse achado sugere que a melatonina possa atuar no combate à infecção e inflamação possivelmente devido à sua capacidade antioxidante, antienvelhecimento e de aumento da imunidade”.

Os pesquisadores também observaram que pacientes mais idosos tinham volumes salivares e taxas de melatonina menores e pontuações CPI maiores do que os pacientes mais jovens.

“Pesquisas adicionais são necessárias para explicar completamente a relação entre a melatonina e a sua influência na doença periodontal”, disse o Dr. Kenneth A. Krebs, presidente da American Academy of Periodontology. “Enquanto não sabemos mais, é importante que as pessoas conversem com seus dentistas sobre o estado da sua saúde periodontal”.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

A forma simples de ajudar a prevenir a doença periodontal

A doença periodontal é causada quando a placa não é removida na escovação ou no uso do fio dental diariamente. Experimente uma de nossos cremes dentais feitao para reduzir novo crescimento de placa e ajudar a prevenir a ocorrência de doença periodontal.