Equipe britânica pesquisa formas de parar a reabsorção óssea devido a doenças periodontais

Reabsorção óssea irreversível devido a doenças periodontais é o foco de um estudo para mudar essas circunstâncias para futuros pacientes. Uma equipe de pesquisa britânica, liderada pela Dra. Louise Belfield, está buscando uma forma de reprogramar o sistema imunológico para parar a destruição óssea, que pode evoluir para a perda do elemento dental em doenças periodontais severas. As opções de tratamento atuais para reabsorção óssea periodontal são limitadas.

O estudo vai se concentrar na reabsorção óssea que ocorre em razão de periodontite, que é uma doença bucal comum e que afeta as estruturas de suporte dos dentes, além de repercutirem em outras doenças, tais como diabetes e aterosclerose, relacionadas com a reabsorção óssea.

"Periodontite e os danos causados por ela são ameaças sérias à saúde bucal e sistêmica," disse Dr. Belfield, professor de ciências biomédicas na Plymouth University Peninsula Schools of Medicine and Dentistry. "Estamos animados com o potencial de nosso estudo de parar a destruição óssea e perda de elementos dentais. “

Periodontite pode causar a destruição do tecido ósseo e nos ligamentos periodontais, gerando a perda de inserçãoe podendo causar a perda dental. Células que destroem tecido ósseo, chamadas osteoclastos, contribuem para o processo, e os pesquisadores buscam identificar os mecanismos por trás dessa destruição, para pôr um fim nela ou revertê-la.

Os osteoclastos se tornam ativos quando, em pacientes com periodontite, o sistema imunológico se confunde ao combater as bactérias da boca e começa a destruir tecido junto com as bactérias. Numa pessoa saudável o sistema imunológico vence e as bactérias são mantidas sob controle.

A equipe de pesquisa está investigando como reprogramar o sistema imunológico defeituoso em pacientes com periodontite para combater as bactérias sem danificar tecido saudável—pondo um fim na destruição óssea antes que ela avance.

A Associação Dental Americana tem informações sobre doença periodontal e reabsorção óssea no Mouthhealthy.org, seu website de informações ao consumidor. Busque nos Tópicos de A-Z na homepage.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

A forma simples de ajudar a prevenir a doença periodontal

A doença periodontal é causada quando a placa não é removida na escovação ou no uso do fio dental diariamente. Experimente uma de nossos cremes dentais feitao para reduzir novo crescimento de placa e ajudar a prevenir a ocorrência de doença periodontal.