Estilo de vida saudável pode diminuir o risco de doença periodontal

Comportamentos combinados de estilo de vida que incluem exercícios e manutenção de dieta e peso saudáveis podem diminuir a prevalência de periodontite, segundo um artigo da edição de setembro de 2006 do "The Journal of Evidence-Based Dental Practice".

Os autores do estudo recomendam que os profissionais da odontologia estimulem esses comportamentos de estilo de vida saudável entre seus pacientes.

Isso é novidade porque, enquanto outros estudos mostram associações entre doença periodontal e atividade física, manutenção do peso normal e dieta saudável, esse relato combina os três fatores em um único sistema de pontuação que varia de 0 a 3 de acordo com o número desses comportamentos de promoção da saúde que são praticados. Os autores verificaram que parece haver benefícios incrementais associados com a prática de cada um desses três comportamentos saudáveis.

A doença periodontal é uma infecção dos tecidos que envolvem e sustentam os dentes. Embora seja uma das causas principais de perda dentária em adultos, muitas pessoas não sabem que são portadoras dessa doença porque ela é geralmente indolor.

A doença é causada pela placa bacteriana, uma camada pegajosa de bactérias que se forma constantemente sobre os dentes. Essas bactérias criam toxinas que podem prejudicar as gengivas.

Inicialmente, as gengivas podem ficar vermelhas, inchadas e sangrar facilmente. Nesse estágio, a doença é reversível e, em geral, pode ser eliminada por escovação e uso do fio dental diariamente.

Nos estágios mais avançados, chamados de periodontite, as gengivas e o osso de suporte dos dentes podem ser seriamente comprometidos. Os dentes ficam "moles", caem ou precisam ser extraídos pelo dentista.

A American Dental Association recomenda às pessoas que perceberem qualquer um dos seguintes sinais de doença periodontal que consultem o dentista:

  • gengivas que sangram ao escovar os dentes;
  • gengivas vermelhas, inchadas ou sensíveis;
  • gengivas que se afastaram dos dentes;
  • mau hálito que não desaparece;
  • pus entre os dentes e as gengivas;
  • dentes "moles";
  • alteração na maneira como os dentes se encaixam na mordida;
  • alteração na adaptação de próteses parciais.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

A forma simples de ajudar a prevenir a doença periodontal

A doença periodontal é causada quando a placa não é removida na escovação ou no uso do fio dental diariamente. Experimente uma de nossos cremes dentais feitao para reduzir novo crescimento de placa e ajudar a prevenir a ocorrência de doença periodontal.