Um em cada dois adultos tem doença gengival

Se você é um adulto norte-americano com 30 anos de idade ou mais, existe uma probabilidade de quase 50% de possuir doença periodontal (gengival), segundo um estudo recente publicado no Journal of Dental Research.

Cientistas avaliaram dados sobre a saúde periodontal de 3.742 indivíduos participantes da Pesquisa Nacional de Saúde e Nutrição dos Estados Unidos de 2009 e 2010. Mais de 47% tinham doença periodontal leve, moderada ou severa.  Esse índice mostra que quase 65 milhões de adultos norte-americanos têm doença periodontal.

Adultos com mais idade (65 anos ou mais) estudados foram mais propensos a ter doença periodontal moderada ou severa. Outros fatores de risco observados pelos pesquisadores incluem ser do sexo masculino, pertencer ao grupo étnico latino americano, ter instrução inferior ao ensino médio, viver abaixo do nível da pobreza ou ser fumante.

De acordo com MouthHealthy.org, o website da ADA para consumidores, a doença periodontal é uma infecção dos tecidos que envolvem e sustentam os dentes. Trata-se de uma causa importante de perda dental em adultos. Como a doença periodontal geralmente é indolor, você pode não saber que a tem. Os sinais de alerta incluem:

  • Gengiva que sangra facilmente
  • Gengiva vermelha, inchada e sensível
  • Mau hálito persistente ou gosto ruim
  • Dentes que estão com mobilidade ou se separando
  • Qualquer alteração na maneira como seus dentes se encaixam ao morder
  • Qualquer alteração no encaixe de próteses parciais

MouthHealthy.org também mencionou que determinados fatores de risco aumentam suas chances de desenvolver doença periodontal, entre eles a má higiene bucal, hábito de fumar ou mascar tabaco, fatores genéticos, dentes apinhados que são difíceis de manter limpos, gravidez, diabetes e medicação como esteróides, certos tipos de drogas antiepiléticas, drogas para a terapia do câncer, alguns bloqueadores de canais de cálcio e contraceptivos orais.

Consulte seu dentista se suspeitar ter doença periodontal. O estágio inicial da doença gengival é chamado de gengivite. Se você tiver gengivite, sua gengiva pode se tornar vermelha, inchada e sangrar facilmente. Nesse estágio, a doença ainda é reversível e geralmente pode ser eliminada com uma limpeza profissional no consultório do seu dentista, acompanhada de escovação e uso de fio dental diariamente.

A doença gengival avançada, ou periodontite, pode levar à perda de tecido e osso que sustentam os dentes e pode se tornar mais severa com o tempo.

É possível ter doença periodontal sem sinais de alerta. A ADA recomenda escovar os dentes duas vezes ao dia, uso do fio dental, ingerir dieta balanceada e agendar consultas regulares com o dentista.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

A forma simples de ajudar a prevenir a doença periodontal

A doença periodontal é causada quando a placa não é removida na escovação ou no uso do fio dental diariamente. Experimente uma de nossos cremes dentais feitao para reduzir novo crescimento de placa e ajudar a prevenir a ocorrência de doença periodontal.