Medicamento formador de osso ajuda pacientes periodontais

Um medicamento usado para regenerar osso em pacientes com osteoporose pode também ser uma terapia útil para aqueles que sofrem com perdas ósseas em decorrência de doença gengival (periodontal), segundo pesquisadores da Faculdade de Odontologia da Universidade de Michigan.

O estudo, publicado online e impresso pelo New England Journal of Medicine, examinou 40 pacientes com periodontite crônica severa que foram submetidos à cirurgia periodontal e receberam injeções diárias de teriparatida (nome comercial Forteo) ou um placebo.

Os participantes também receberam suplementos de cálcio e vitamina D por seis semanas.

Pesquisadores estudaram por um ano usando radiografias da maxila e da mandíbula dos participantes, assim como outras aferições de resultados para determinar a eficácia do medicamento.

Pacientes que receberam a teriparatida exibiram 29 % de ganho no osso após um ano, comparados com 3 % no grupo que tomou o placebo, e também uma maior redução nas profundidades de sondagem e maiores ganhos no nível de inserção clínica (a quantidade de espaço entre os tecidos periodontais inseridos e um ponto fixo de um dente).

Teriparatida é um medicamento anabólica, o que significa que ela promove o crescimento, no caso, o crescimento ósseo. O estudo é significativo, dizem os pesquisadores, porque a doença periodontal é uma das causas mais comuns de perda dental em adultos e foi associada com uma variedade de outros problemas de saúde.

"Essa nova abordagem para o tratamento da doença periodontal poderia nos permitir reconstruir parte do osso que foi perdido devido à doença periodontal, o que até agora tem sido muito difícil de conseguir", diz Dra. Jill Bashutski, professora assistente clínica da Universidade de Michigan e primeira autora do estudo. "Os tratamentos atuais para recrescimento ósseo ao redor dos dentes afetados por doença gengival apresentam limitados índices de sucesso".

A autora principal do estudo, Dra. Laurie McCauley, professora da Universidade de Michigan e chefe de periodontia e medicina oral, acrescenta: "Penso que um aspecto realmente interessante deste estudo é que mesmo uma dose pequena dessa droga apresentou benefícios que duraram um ano".

O próximo passo, diz Dra. McCauley, é os pesquisadores testarem se o tratamento poderia ser local, para uma cicatrização óssea específica almejada, de forma a ajudar o crescimento ósseo ao redor de implantes dentais.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

A forma simples de ajudar a prevenir a doença periodontal

A doença periodontal é causada quando a placa não é removida na escovação ou no uso do fio dental diariamente. Experimente uma de nossos cremes dentais feitao para reduzir novo crescimento de placa e ajudar a prevenir a ocorrência de doença periodontal.