Presença de anticorpo sinaliza dentes e gengivas mais saudáveis

Um anticorpo encontrado em pessoas com boa saúde bucal poderia se tornar o primeiro instrumento para avaliar a provável resposta de pacientes ao tratamento da doença periodontal, dizem pesquisadores em um artigo on-line publicado na Public Library of Science. Trata-se de um anticorpo contra uma proteína chamada HtpG, que é produzida pela bactéria Porphyromonas gingivalis.

Pesquisadores liderados por Dennis E. Lopatin, MS, PhD, Reitor Associado da Faculdade de Odontologia da Universidade de Michigan, EUA, usaram testes de ELISA com HtpG clonado e peptídeos antigênicos. Eles descobriram que os anticorpos HtpG estavam presentes em quantidades bem mais baixas em pessoas com doença periodontal e em concentrações bem mais altas em pessoas com dentes e gengivas mais saudáveis. Tipicamente, os anticorpos são elevados em pessoas doentes, pois eles ajudam no combate à doença.

Os pesquisadores também verificaram que pessoas com níveis mais altos de anticorpos HtpG, responderam melhor ao tratamento periodontal. Esse achado poderia levar a uma terapia intervencionista precoce para impedir que a doença periodontal avance ou mesmo se inicie. “Estamos agora num ponto em que temos uma ferramenta potencial que dá uma idéia de como o paciente responderá ao tratamento”, diz o Dr. Lopatin. “Do ponto de vista da saúde pública, é muito importante identificar as pessoas que não apenas necessitam de terapia, mas que realmente responderão a um tipo específico de terapia”.

“Queremos entender como esse mecanismo singular se manifesta em outros tipos de infecções crônicas”, continua Dr. Lopatin. “Gostaríamos de pensar que esse mecanismo não se aplica à apenas esse patógeno, caso se trate de um mecanismo mais comum, isso o tornará ainda mais interessante”, completa.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

A forma simples de ajudar a prevenir a doença periodontal

A doença periodontal é causada quando a placa não é removida na escovação ou no uso do fio dental diariamente. Experimente uma de nossos cremes dentais feitao para reduzir novo crescimento de placa e ajudar a prevenir a ocorrência de doença periodontal.