Bactéria recém-descoberta pode ter participação na doença gengival

Pesquisadores na Universidade de Michigan identificaram uma bactéria normalmente presente na flora bucal de ratos que chamaram de NI1060. Essa bactéria está associada com o desenvolvimento de um modelo de periodontite em ratos. Os pesquisadores descobriram que a NI1060 se acumulava em locais onde o tecido gengival fora danificado e ativavam uma proteína na cavidade bucal que estimula células destruidoras de osso. Em circunstâncias normais, essa proteína, Nod1, combate bactérias nocivas no corpo.

“Nod1 é uma parte dos nossos mecanismos de proteção contra infecção bacteriana”, diz o autor correspondente Noahiro lnohara, Ph.D., professor associado de pesquisa no Sistema de Saúde da Universidade de Michigan, Ann Harbor. “Ela nos ajuda a combater a infecção por meio do recrutamento de neutrófilos, células sanguíneas que atuam como matadoras de bactérias. Ela também remove bactérias nocivas durante a infecção. Entretanto, no caso de periodontite, o acúmulo de NI1060 estimula a Nod1 a ativar neutrófilos e osteoclastos, células que destroem ossos na cavidade bucal”.

Os pesquisadores também observaram que enquanto a Nod1 regula a resposta do sistema imunológico à NI1060, ela não deixa a NI1060 se acumular nos locais de doença gengival.

“Os achados deste estudo ressaltam a conexão entre bactérias benéficas e nocivas que normalmente residem na cavidade bucal, como a bactéria nociva causa a doença e como um paciente em risco pode responder a essa bactéria”, diz o coautor do estudo Dr. William Giannobile, professor de odontologia e presidente do Departamento de Periodontia e Medicina Bucal da Faculdade de Odontologia da Universidade de Michigan.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

A forma simples de ajudar a prevenir a doença periodontal

A doença periodontal é causada quando a placa não é removida na escovação ou no uso do fio dental diariamente. Experimente uma de nossos cremes dentais feitao para reduzir novo crescimento de placa e ajudar a prevenir a ocorrência de doença periodontal.