Doença periodontal está ligada a alguns tipos de câncer

O uso do fio dental não serve só para combater a cárie dentária — ele pode servir também para prevenir o câncer.

Um novo estudo no The Lancet Oncology mostrou que homens com história de doença periodontal apresentam risco de câncer 14% mais alto do que aqueles que não têm doença periodontal.

O estudo baseou-se em dados coletados entre mais de 48 mil homens norte-americanos que participaram no estudo de “Acompanhamento de Profissionais da Saúde”, que foi composto de homens com idades entre 40 e 75 anos. O estudo não incluiu mulheres ou outras populações.

O artigo afirma que uma razão para a ligação é que pessoas com infecções da gengiva tendem a apresentar quantidade de inflamação aumentada, mas a “ligação exata, caso exista, entre doença gengival e câncer ainda não está clara”.

Após levar em consideração outros fatores de risco como tabagismo e dieta, os pesquisadores verificaram que homens com história de doença periodontal apresentavam risco 14% maior de desenvolver câncer em comparação com homens sem história da doença.

Embora o risco geral fosse de 14%, o risco de diversos cânceres foi igual ou superior a 30%. Por exemplo, homens com história de doença periodontal exibiram risco 36% maior de câncer de pulmão; 49% maior de desenvolver câncer de rim; 54% maior de câncer de pâncreas; 30% maior de cânceres de células sangüíneas, de acordo com o estudo.

O estudo observou ainda que a associação entre doença periodontal e câncer de pulmão desaparecia entre homens que nunca tinham fumado, mas homens com doença periodontal que não fumavam ainda apresentavam risco 35% maior de cânceres sangüíneos e 21% maior de cânceres em geral.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

A forma simples de ajudar a prevenir a doença periodontal

A doença periodontal é causada quando a placa não é removida na escovação ou no uso do fio dental diariamente. Experimente uma de nossos cremes dentais feitao para reduzir novo crescimento de placa e ajudar a prevenir a ocorrência de doença periodontal.