Terapia do colesterol pode ajudar a reduzir o risco de doença periodontal

Pacientes que tomam estatinas para baixar o colesterol podem estar recebendo proteção adicional para a saúde periodontal, afirmam pesquisadores finlandeses.

Os pesquisadores, que afirmam que mais da metade de todos os adultos apresentam algum grau de inflamação periodontal ou gengivite, estudaram 100 pacientes com idade igual ou superior a 40 anos que foram tratados para doença periodontal avançada na Clínica Dentária Universitária, no Centro de Saúde de Helsinski, capital finlandesa.

A doença periodontal é uma infecção dos tecidos que suportam o dente. A gengivite é uma forma mais leve e reversível de doença periodontal que afeta apenas a gengiva. A gengivite pode levar às formas mais sérias e destrutivas de doenças periodontais chamadas de periodontites.

Os participantes do estudo que estavam tomando estatinas tinham cerca de 37% menos bolsas periodontais e cerca de 43% menos inflamação geral do que aqueles que não estavam tomando essa medicação. Entre os pacientes não fumantes, os usuários de estatinas apresentavam 64% menos inflamação.

“As bolsas periodontais não tratadas podem servir como uma fonte de inflamação persistente de grau médio com conseqüências sistêmicas, embora a inflamação seja mais suave e localizada do que, por exemplo, na artrite reumatóide”, dizem os pesquisadores no artigo.

A pesquisa sugere que a doença periodontal possa contribuir para a doença cardiovascular por aumentar a carga inflamatória no corpo. Os cientistas comentaram que os resultados podem levar ao desenvolvimento de novas abordagens terapêuticas para o tratamento da doença periodontal.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

A forma simples de ajudar a prevenir a doença periodontal

A doença periodontal é causada quando a placa não é removida na escovação ou no uso do fio dental diariamente. Experimente uma de nossos cremes dentais feitao para reduzir novo crescimento de placa e ajudar a prevenir a ocorrência de doença periodontal.