Produtos derivados do leite podem promover saúde periodontal

A ingestão rotineira de leite e derivados pode ajudar a promover a saúde periodontal, segundo um estudo publicado no Journal of Periodontology.

O estudo analisou a saúde periodontal de 942 pessoas e determinou que aquelas que consumiam regularmente produtos como leite, queijo e iogurte apresentavam incidência mais baixa de doença gengival.

“A pesquisa sugere que a doença periodontal pode afetar a saúde sistêmica geral”, diz o autor do estudo, dr. Yoshiro Shimazaki, da Universidade de Kyushu, Fukuoka, Japão. “Este estudo reforça aquilo que a maioria das pessoas já sabe – a importância do leite e seus derivados para ajudar a alcançar um estilo de vida saudável, o que inclui uma boca saudável”.

Os pesquisadores examinaram os participantes do estudo, que tinham idades entre 40 e 79 anos, analisando dois parâmetros periodontais: a profundidade da bolsa periodontal (BP) e a perda clínica de inserção (PCI). Observaram que as pessoas que consumiam 55 ou mais gramas de produtos contendo ácido lático todos os dias apresentavam prevalência significativamente mais baixa de BP profunda e PCI severa, assim demonstrando uma incidência mais baixa de doença periodontal.

“Milhões de adultos já sofrem de doença periodontal”, diz dr. Susan Karabin, presidente da American Academy of Periodontology. “Por meio do consumo diário de laticínios, como leite e queijo, algo que muitas pessoas podem fazer todos os dias, o risco de desenvolver doença (gengival) pode diminuir”.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

A forma simples de ajudar a prevenir a doença periodontal

A doença periodontal é causada quando a placa não é removida na escovação ou no uso do fio dental diariamente. Experimente uma de nossos cremes dentais feitao para reduzir novo crescimento de placa e ajudar a prevenir a ocorrência de doença periodontal.