Terapia fotodinâmica se mostra promissora no tratamento da doença periodontal

Pacientes com doença periodontal poderão em breve se beneficiar de uma terapia aprovada pelo Food and Drug Administration (FDA) para o tratamento de lesões de pele pré-cancerígenas da face e couro cabeludo.

Pesquisadores da Universidade de São Paulo, no Brasil, concluíram que a terapia fotodinâmica (PDT) minimiza a destruição do tecido periodontal quando comparada com outras técnicas de tratamento, incluindo raspagem e aplainamento radicular e antibioticoterapia.

“Nós achamos que a PDT é significativamente menos invasiva do que outros tratamentos para doenças periodontais”, disse o autor do estudo Prof. Dr. Valdir Gouveia Garcia. “Pode promover a melhora da hipersensibilidade dentinária, redução da inflamação dos tecidos que circundam os dentes, e permite a reparação mais rápida dos tecidos”.

A doença periodontal é uma infecção dos tecidos que suportam os dentes. Ela ataca exatamente abaixo do rebordo gengival, onde pode causar o rompimento dos tecidos de sustentação e a fixação do dente.

Há dois passos no tratamento com a PDT. Primeiramente uma droga suave e sensível é aplicada na região. Depois uma luz ou laser é aplicado na área. Quando a luz entra em contato com a droga, reações fototóxicas induzem à destruição das células bacterianas.

A PDT como uma alternativa para o tratamento com antibióticos vem se tornando cada vez mais importante devido ao aumento da resistência aos antibióticos, de acordo com a Academia Americana de Periodontologia (American Academy of Periodontology).

“Esta é uma descoberta animadora”, disse o Prof. Dr. Preston D. Miller Jr., presidente da Academia Americana de Periodontologia. “Infelizmente, a terapia com antibióticos por longos períodos não só diminiu a eficácia da droga, mas também pode levar ao desenvolvimento de organismos resistentes a ela”.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

A forma simples de ajudar a prevenir a doença periodontal

A doença periodontal é causada quando a placa não é removida na escovação ou no uso do fio dental diariamente. Experimente uma de nossos cremes dentais feitao para reduzir novo crescimento de placa e ajudar a prevenir a ocorrência de doença periodontal.