Doença periodontal e câncer podem estar relacionados em homens

Um estudo recente relata que homens com história de doença periodontal podem apresentar risco aumentado de desenvolvimento de câncer de pâncreas.

O estudo, conduzido por pesquisadores da Faculdade de Saúde Pública de Harvard, na Universidade de San Juan e no Dana-Farber Cancer Institute, revisou mais de 51 mil profissionais da saúde do sexo masculino com idades entre 40 e 75 anos. Durante um período de acompanhamento de 16 anos entre 1986 e 2002, 216 homens desenvolveram câncer pancreático.

Após ajuste por idade, história de tabagismo, diabetes, obesidade, dieta e outras variáveis potencialmente "enganadoras", os pesquisadores concluíram que homens com uma história de doença periodontal apresentaram risco 63% maior de câncer pancreático quando comparado com homens sem história de doença periodontal.

Embora o estudo indique uma associação estatística de longa duração entre doença periodontal e câncer pancreático, ele não estabelece uma relação causa-efeito definitiva entre as duas condições.

A doença periodontal é uma infecção dos tecidos de suporte dos dentes. Ela ataca logo abaixo da linha da gengiva, onde causa ruptura da inserção do dente aos tecidos de suporte.

Os fatores de risco associados com doença periodontal incluem o uso de tabaco nas formas para fumar ou mastigar; doenças sistêmicas como diabetes; alguns tipos de medicação como os esteróides; alguns tipos de drogas antiepiléticas; drogas para tratamento do câncer; alguns bloqueadores dos canais de cálcio; próteses que já não se adaptam adequadamente; restaurações que se tornaram defeituosas; gravidez; e uso de contraceptivos orais.

A não ser em casos excepcionais, o risco de doença periodontal pode ser controlado por meio da escovação duas vezes ao dia e da limpeza entre os dentes com fio dental ou escova interdental uma vez ao dia. Um dentista pode fornecer instruções adicionais sobre os métodos ou produtos de limpeza para uso doméstico. É importante evitar o uso de tabaco e adotar outras medidas de saúde, como seguir uma dieta balanceada, para a prevenção da doença periodontal.

Para saber mais sobre doença periodontal, visite a página da American Dental Association na Internet: www.ada.org (em inglês).

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

A forma simples de ajudar a prevenir a doença periodontal

A doença periodontal é causada quando a placa não é removida na escovação ou no uso do fio dental diariamente. Experimente uma de nossos cremes dentais feitao para reduzir novo crescimento de placa e ajudar a prevenir a ocorrência de doença periodontal.