Raiz de alcaçuz combate bactérias bucais

Quando o assunto é balas de alcaçuz, é possível que você queira trocar as outras guloseimas por uma bala que possa ajudar a manter seus dentes e gengivas saudáveis. A raiz seca de alcaçuz – uma erva algumas vezes utilizada para tratar dor de garganta, problemas respiratórios e digestivos e outros distúrbios – pode ser um agente eficaz no combate às bactérias que causam cárie dentária e doença periodontal, segundo um estudo recente.

No estudo, publicado no Journal of Natural Products, o autor Stefan Gafner Ph.D., um pesquisador da empresa de produtos naturais Tom’s of Maine, (divisão da Colgate-Palmolive) relatou que dois compostos encontrados na raiz seca de alcaçuz são substâncias antibacterianas eficazes que podem evitar o crescimento de várias bactérias mais importantes ligadas à cárie dentária e à doença periodontal.

No estudo, a licoricidina e a licorisoflavan A, inibiram duas das principais bactérias responsáveis pelas cáries dentárias e duas das bactérias que provocam a doença periodontal, sendo que a licoricidina também inibiu uma terceira bactéria da doença periodontal.

A raiz do alcaçuz é usada com frequência na medicina tradicional chinesa e na medicina alternativa como um aditivo que potencializa a atividade de outros ingredientes herbários. Fora dos Estados Unidos, também tem sido estudado o seu uso como terapia alternativa para pacientes portadores de Hepatite C.

A raiz do alcaçuz também é usada como ingrediente para refrescar o hálito em alguns cremes dentais naturais. Num simpósio de 2009, sobre a cárie da primeira infância em crianças nativas do Alasca e índios americanos, na Universidade da Califórnia, Los Angeles, o pesquisador Wenyuan Shi, Ph.D., apresentou resultados de estudos que mostravam que o extrato da planta do alcaçuz, quando adicionado a pirulitos, matava bactérias causadoras da cárie em crianças pequenas.

As balas com sabor de alcaçuz que os consumidores compram nas lojas, porém, não contêm raiz de alcaçuz. Esses doces contêm óleo de anis, que possui um sabor similar.

A raiz do alcaçuz deve ser usada com cuidado após consultar um profissional de saúde bucal, uma vez que ela possui sérios efeitos adversos e interações negativas com medicações vendidas sob prescrição.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

A forma simples de ajudar a prevenir a doença periodontal

A doença periodontal é causada quando a placa não é removida na escovação ou no uso do fio dental diariamente. Experimente uma de nossos cremes dentais feitao para reduzir novo crescimento de placa e ajudar a prevenir a ocorrência de doença periodontal.