Medicamento para azia pode ser eficaz contra doença periodontal

Uma substância química presente em alguns medicamentos para refluxo ácido pode também ser uma arma eficaz contra as bactérias que provocam doença periodontal, teorizam os pesquisadores.

Cientistas do Centro Médico da Universidade de Rochester, em Nova York, e da Universidade de Gotemburgo, na Suécia, estudaram a substância química lansoprazole – um componente de medicamentos que combate bactérias em pacientes com azia, doença de refluxo ácido e úlceras estomacais. Eles perceberam que essa substância era também uma arma eficaz contra bactérias encontradas na placa dentária e na doença periodontal.

A doença periodontal é uma infecção dos tecidos que sustentam os dentes. As doenças periodontais são classificadas de acordo com a gravidade da doença, sendo os dois estágios mais importantes a gengivite e a periodontite. Gengivite é uma forma mais branda e reversível da doença periodontal que afeta apenas as gengivas. A gengivite pode levar a formas mais graves e destrutivas de doença periodontal, chamadas de periodontite.

“A dieta americana e o consumo constante de açúcar deixa pouco tempo para o reparo natural dos dentes”, disse Robert Marquis, Ph.D., do Centro Médico da Universidade de Rochester, autor principal do estudo. “Durante todo o dia há um ciclo de erosão ácida e reparo – ou pelo menos deveria haver – mas o hábito de constantemente chupar balas e tomar refrigerantes com alto teor de frutose deixa pouco tempo para o reparo”.

“O lansoprazole, em um meio bucal ácido, inativa as bactérias bucais e evita que elas produzam toxinas ou sirvam como local de instalação e crescimento de mais bactérias”, disse ele. Os pesquisadores teorizam que essa substância química possa um dia constituir um aditivo importante para cremes dentais e enxaguantes bucais para ajudar a proteger da gengivite.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.