Fatos sobre diabetes e boca seca (Xerostomia)

Por que diabetes e boca seca, muitas vezes ocorrem nos mesmos pacientes? Duas das principais causas de boca seca para as pessoas com diabetes são os efeitos colaterais dos medicamentos e os níveis elevados de açúcar no sangue. Outras causas, não relacionadas diretamente com diabetes, mas que podem agravar o problema são: má hidratação, respiração pela boca e tabagismo. O desenvolvimento da neuropatia diabética também pode causar boca seca.

Implicações da boca seca na saúde bucal

Sua boca fica seca quando você não produz saliva o suficiente. Além do seu papel no processo da digestão dos alimentos, a saliva lava as partículas de alimentos e bactérias para fora de seus dentes e neutraliza os ácidos na sua boca ajudando a prevenir a cárie dentária e a doença gengival. Portanto, a falta de saliva aumenta o risco de cárie e gengivite. Esta condição também pode levar a outros problemas, incluindo infecções nas glândulas salivares, lesões bucais, infecções por fungos (candidíase bucal) e irritação em torno dos cantos da boca, juntamente com questões adicionais para pacientes com próteses dentárias.

O que você pode fazer

O primeiro passo é a prevenção. Se a medicação for um problema, fale com seu médico sobre suas opções. Para evitar que o açúcar elevado no sangue cause boca seca, monitore regularmente os níveis de glicose no sangue e mantenha-os sob controle por meio da boa alimentação, prática de exercícios, medicamentos prescritos e outras instruções da sua assistência médica. Evite também outros elementos que possam contribuir para a boca seca como o tabagismo e a respiração pela boca.

Certifique-se de beber muita água; tomar pequenos goles de água durante todo o dia em vez de beber grandes quantidades de uma só vez. Outras coisas que podem ajudar incluem: comer vegetais e frutas que contenham bastante água, e evitar alimentos e bebidas com alto teor de sal e açúcar que têm o poder de desidratar. É melhor evitar álcool, cafeína e alimentos secos como bolachas e torradas. Algumas fontes recomendam chicletes sem açúcar ou balas sem açúcar para estimular a produção de saliva.

Se você tiver seguido todas essas etapas e ainda estiver com a boca seca, você pode comprar saliva artificial em spray ou na forma líquida em farmácias. Se necessário, pergunte ao seu médico sobre enxaguantes bucais ou Salagen, um medicamento que aumenta a produção de saliva.

Higiene bucal para boca seca

Uma boa higiene bucal é importante para prevenir boca seca e lidar com o problema, caso ocorra. Escove seus dentes pelo menos três vezes por dia, de preferência após as refeições e use o fio dental pelo menos uma vez ao dia.

Utilize somente enxaguante bucal como o Colgate Plax® que não contém álcool ou peróxido, pois estas substâncias podem causar ressecamento. Para remover as bactérias acumuladas em sua boca, utilize um raspador de língua. Para obter mais ajuda, fale com seu dentista sobre seu diabetes e boca seca e pergunte o que pode ser feito para lidar com o problema.

Caso você tenha diabetes, proteja a sua boca.

Caso você tenha diabetes, há um grande risco de você desenvolver doenças periodontais. Experimente um de nossos cremes dentais que ajudam a prevenir a doença periodontal antes que ela se comece, como o creme dental Colgate Total 12.