Cuidar da gengiva pode reduzir o risco de diabetes

Consultas odontológicas regulares não são boas apenas para sua boca – elas podem ajudar a reduzir o risco de diabetes.

Um novo estudo publicado no Journal of Public Health Dentistry relacionou infecções periodontais com um risco de diabetes aumentado.

O estudo, chefiado por Sheila Strauss, Ph.D., co-diretora do Núcleo de Estatística e Gestão nas Faculdades de Odontologia e Enfermagem da Universidade de Nova York, examinou os dados de 2.923 adultos não diabéticos que participaram do levantamento National Health and Nutrition Examination Survey de 2003-04.

Usando as diretrizes da American Diabetes Association, os pesquisadores determinaram que 93% dos sujeitos com doença periodontal eram considerados de alto risco para diabetes e deveriam fazer exames para detecção da doença, comparados com os 63% sem doença periodontal.

O estudo também examinou quantas vezes os pacientes com doença periodontal e risco de diabetes visitaram um dentista e descobriu que 60% relataram uma visita nos dois últimos anos, 50% no último ano e 33% nos últimos seis meses.

A American Diabetes Association relata que 5,7 milhões de norte-americanos com diabetes passaram não diagnosticados em 2007. Ao se adicionar os dentistas à lista de profissionais da saúde envolvidos no diagnóstico precoce, mais pessoas poderão receber tratamento precoce crucial.

"Diante desses achados", diz dr. Strauss, "a consulta odontológica poderia ser uma oportunidade proveitosa de se realizar uma pesquisa inicial de diabetes – um primeiro passo importante na identificação dos pacientes que precisam de testes de acompanhamento para diagnosticar a doença".

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Caso você tenha diabetes, proteja a sua boca.

Caso você tenha diabetes, há um grande risco de você desenvolver doenças periodontais. Experimente um de nossos cremes dentais que ajudam a prevenir a doença periodontal antes que ela se comece, como o creme dental Colgate Total 12.