Diabetes pode afetar a sua saúde oral

Você sabia que a diabetes pode alterar sua saúde oral com sintomas que afetam sobretudo as gengivas mas também envolvendo o paladar, saliva e o hálito? Novembro é o Mês Nacional da Diabetes, um bom momento para dar uma olhada em seus sintomas orais.

Se você tem diabetes - e mais de 29 milhões de americanos têm a doença, com cerca de 86 milhões prestes a desenvolvê-la, de acordo com o National Institutes of Health -, você corre maior risco de desenvolver alguns problemas de saúde bucal.

De acordo com o site do consumidor da American Dental Association MouthHealthy.org,os problemas de saúde bucal mais comuns associados com diabetes são:

  • Doença periodontal. Pesquisas recentes sugerem que a conexão entre doenças periodontais e diabetes é uma via de mão dupla. Por um lado, devido à baixa resistência e um processo mais longo de cura, a doença periodontal parece ser mais frequente e mais grave entre as pessoas com diabetes. Por outro lado, verifica-se que o tratamento de doenças periodontais em pessoas com diabetes pode ajudar a melhorar o controle de açúcar no sangue.
  • Infecções fúngicas. Já que a diabetes compromete o sistema imunológico, você pode estar propenso a desenvolver infecções fúngicas. Os sintomas incluem úlceras dolorosas e dificuldade para deglutir. Se você desenvolver uma infecção fúngica, consulte seu dentista.
  • Infecção e cicatrização demorada. Se você for passar por uma extensa cirurgia oral, seu dentista pode prescrever antibióticos para minimizar o risco de infecção. Para ajudar no processo de cura, mantenha os seus níveis de glicose no sangue sob controle antes, durante e após a cirurgia.

Para mais informações sobre diabetes e saúde bucal visite ADA.org. O Instituto Nacional de Pesquisa Dental e Craniofacial, um dos Institutos Nacionais de Saúde, oferece dicas sobre diabetes relacionada à saúde bucal em língua inglesa e espanhola em nidcr.nih.gov/OralHealth. O National Diabetes Information Clearinghouse oferece informações sobre como manter a boca saudável e prevenir problemas de diabetes em: diabetes.niddk.nih.gov; ou ligando para 1-800-860-8747.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Caso você tenha diabetes, proteja a sua boca.

Caso você tenha diabetes, há um grande risco de você desenvolver doenças periodontais. Experimente um de nossos cremes dentais que ajudam a prevenir a doença periodontal antes que ela se comece, como o creme dental Colgate Total 12.