Terapia periodontal pode ajudar no controle do açúcar de diabéticos

A melhoria da sua saúde bucal pode ajudá-lo a controlar o nível de açúcar no seu sangue?

Um novo estudo de pequena escala sugere existir uma associação entre terapia periodontal e melhoria do controle metabólico em pacientes diabéticos. Os resultados foram publicados na edição de abril do Journal of Periodontology.

Os pesquisadores descobriram que pacientes diabéticos que passaram por tratamento periodontal convencional, raspagem e polimento radicular, abaixaram sua taxa de açúcar sangüíneo em até 20% no terceiro e sexto meses após o tratamento.

Raspagem e polimento periodontal constituem um método de tratamento da doença periodontal que consiste na remoção da placa e dos cálculos (tártaro), localizados abaixo da linha da gengiva. As superfícies radiculares dos dentes tornam-se, então, lisas e planas, permitindo que o tecido gengival se recupere. Esse procedimento também dificulta o acúmulo de placa nas superfícies radiculares.

Os autores do estudo teorizam que pacientes diabéticos que estão com o açúcar sangüíneo pouco acima do normal poderiam potencialmente melhorar ou normalizar o nível e reduzir o risco de complicações sérias provocadas pelo diabetes.

Visite a página da American Dental Association na Internet para mais informações sobre doença periodontal e diabetes e saúde bucal (www.ada.org) (em inglês).

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Caso você tenha diabetes, proteja a sua boca.

Caso você tenha diabetes, há um grande risco de você desenvolver doenças periodontais. Experimente um de nossos cremes dentais que ajudam a prevenir a doença periodontal antes que ela se comece, como o creme dental Colgate Total 12.