Estudo relaciona doença periodontal ao pré-diabetes

Cuidar da sua gengiva pode significar evitar o diabetes.

De acordo com um estudo de uma recente publicação do Journal of Periodontology, a doença periodontal pode contribuir para a progressão do pré-diabetes, uma doença onde os níveis de glicose no sangue estão acima do normal, mas não o suficiente para ser classificado como diabetes.

A Associação Americana de Diabetes estima que mais de 54 milhões de americanos sofram de pré-diabetes. Desses, muitos irão desenvolver diabetes tipo 2 nos próximos dez anos.

Um grupo de pesquisadores dinamarqueses conduziu um estudo com animais conhecidos por apresentar características de pré-diabetes e concluíram que sofrer de doença periodontal como gengivite ou periodontite grave pode levar o paciente a desenvolver características de pré-diabetes. Eles descobriram também que a doença periodontal pode afetar o controle da glicose e finalmente contribuir para a progressão do diabetes tipo 2.

“Nós sabemos que pessoas com diabetes são mais suscetíveis a doenças periodontais e têm doenças mais graves”, disse o Dr. Preston D. Miller, Jr., presidente da Academia Americana de Periodontologia. “Essa pesquisa avançada mostra que ter a doença periodontal pode agravar o pré-diabetes. Essas descobertas salientam a importância de ter cuidado com seus dentes e gengiva: pode ser um caminho simples para prevenir diabetes ou para prevenir a progressão do diabetes”.

Os sinais do pré-diabetes incluem: níveis elevados de açúcar no sangue, obesidade, inatividade, pressão sanguínea alta, colesterol alto e histórico familiar de diabetes. Mães que desenvolvem diabetes gestacional durante a gravidez têm risco de desenvolver a doença posteriormente.

Felizmente, a doença periodontal pode ser revertida se detectada nos estágios iniciais. Estágios avançados da doença podem levar a perda do osso e do dente. Converse com seu dentista sobre a sua gengiva e descubra o que você pode fazer para mantê-la saudável.

Para verificar se você está em risco de desenvolver diabetes, visite www.diabetes.org.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Caso você tenha diabetes, proteja a sua boca.

Caso você tenha diabetes, há um grande risco de você desenvolver doenças periodontais. Experimente um de nossos cremes dentais que ajudam a prevenir a doença periodontal antes que ela se comece, como o creme dental Colgate Total 12.