Cuidados especiais na saúde bucal

O que é um cuidado especial?

É uma abordagem à gestão de saúde bucal sob medida para as necessidades individuais de pessoas com uma variedade de problemas ou limitações médicas que exigem mais do que uma simples rotina de higiene bucal. Os cuidados especiais englobam serviços de prevenção, diagnóstico e tratamento.

Uma pessoa com diabetes normalmente possui um maior risco de desenvolver uma doença gengival, uma criança que precise de prótese dentária em consequência de um distúrbio genético, ou uma pessoa com artrite que não consiga segurar a escova de dente, necessitando, portanto, de cuidados especiais. Os procedimentos de tratamento padrão podem ser adaptados para adequar a maioria das necessidades e capacidades dos pacientes. Embora alguns pacientes necessitem de cuidados mais especializados, a maioria pode ser tratada com sucesso com as práticas dentárias gerais.

Por que os pacientes precisam de cuidados especiais?
Alguns pacientes necessitam de cuidados rotineiros de saúde bucal mas têm problemas ou limitações médicas que requerem cuidados que vão além da rotina. A equipe odontológica, por exemplo, pode precisar aprender a transferir um paciente com paralisia cerebral de uma cadeira de rodas para a cadeira do dentista, usar uma linguagem gestual para se comunicar com os pacientes surdos, ou adaptar os utensílios de higiene bucal para que os pacientes possam utilizá-los.

Outros pacientes que têm problemas bucais ou médicos que precisam de cuidados especiais necessitam de profissionais que possuam conhecimentos especializados. O tratamento cirúrgico do câncer de boca ou os defeitos craniofaciais genéticos, como a fissura labiopalatina, muitas vezes exigem extensa reconstrução que envolve muitos especialistas em saúde. Além disso, doenças como a displasia ectodérmica e a osteogênese imperfeita (ossos de vidro) afetam diretamente os dentes e o desenvolvimento facial e exigem tratamento especializado.

Além disso, muitas doenças sistêmicas e alguns tratamentos médicos têm implicações para a saúde bucal. Os dentistas podem precisar desenvolver uma estratégia de tratamento para um paciente que tenha recebido um transplante de órgão, determinar a melhor alternativa anestésica para um paciente que tenha uma doença cardíaca ou desenvolver um plano de saúde bucal para um paciente que precisa ser submetido a um tratamento para o câncer.

A saúde bucal dos pacientes que necessitam de cuidados especiais pode ser negligenciada por causa de uma doença exigente, uma condição incapacitante, ou acesso limitado aos cuidados de saúde bucal. A coordenação dos cuidados e uma compreensão das questões especiais da saúde bucal são essenciais para todos os membros da equipe de cuidados da saúde de um paciente, incluindo profissionais médicos e odontológicos e cuidadores.