Precauções simples podem ajudar idosos a evitar lesões

O tópico do Older Americans Month de Maio se focou na prevenção de lesões, e a ADA poderá oferecer alguns hábitos simples que os idosos poderão adotar para evitar lesões na cabeça e cavidade bucal.

Os idosos de hoje geralmente são mais ativos, gostam de pedalar, praticar esportes entre outros. De acordo com o site MouthHealthy.org, pessoas de todas as idades praticantes de esportes e atividades recreativas devem usar um protetor bucal para proteger os dentes, língua, lábios e bochechas. Um estudo recente sugere que o uso de protetor bucal também possa ajudar a proteger contra concussão.

Você pode escolher entre um protetor bucal personalizado feito por seu dentista, um protetor bucal pré-moldado padrão, ou um protetor bucal "ferva e morda" que você pode amolecer em água fervente e posteriormente usar para que se adapte ao formato da sua boca.

Usar um protetor bucal também é importante caso o paciente use aparelho ortodôntico ou use prótese dentária fixa que poderia ser danificado com uma pancada no rosto ou queda.

Visitas regulares ao dentista podem ajudar a prevenir possíveis problemas causados pela xerostomia. Essa condição bucal pode ser um efeito colateral de certos medicamentos, incluindo aquelas para alergia e asma, hipertensão arterial, colesterol alto, ansiedade ou depressão, doença de Parkinson e Alzheimer.

Para combater a xerostomia, podemos incluir alguns hábitos em nossa rotina, como o uso regular de sprays bucais umidificante ou enxaguantes bucais comuns, beber mais água, mascar chiclete sem açúcar ou pastilhas para estimular a produção de saliva, evitar comidas e bebidas que possam ressecar sua boca, como café, álcool, bebidas gaseificadas e sucos de fruta ácida. O dentista também pode recomendar um gel ou verniz como uma medida profilática de desenvolvimento de cárie.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.