O que fazer se você tiver um molar trincado

O que você deve fazer se você ou alguém da sua família tiver um molar trincado? O fato de morder gelo ou balas duras, ou ter o hábito de ranger os dentes, pode levar a um dente trincado. Seus molares são particularmente vulneráveis a trincas porque absorvem a maior parte da força durante a mastigação. Marque uma consulta imediatamente, mesmo se os sintomas não estiverem muito aparentes. Seu dentista pode examinar o seu molar e determinar o grau de gravidade da trinca. Uma trinca pequena pode apenas ser uma questão cosmética, mas fraturas graves exigem tratamento.

Aguardando sua consulta

Pode ser que haja pouca ou nenhuma dor associada a um dente trincado. Talvez você perceba dor somente ao comer ou quando o molar é exposto a líquidos quentes ou frios. Preste atenção onde exatamente você está sentindo a dor para que você possa informar ao seu dentista. Tente evitar mastigar do lado da boca que tenha o molar trincado. Na mordida, a força pode abrir a trinca e irritar o tecido mole de dentro do dente que contém nervos e vasos sanguíneos.

Pequenas trinca dentárias

Se a trinca for pequena e só tiver afetado a camada externa dura de seu dente, conhecida como esmalte, pode ser que seu dentista não recomende nenhum tratamento. Essas trincas menores são relativamente comuns nos dentes permanentes. São conhecidas como trinca superficiais.

Tratamento para molar trincado

Quando a trinca ultrapassa o esmalte do dente, é necessário um tratamento para evitar problemas como infecções e fraturas mais profundas. Dependendo da gravidade da trinca, seu dentista pode recomendar coroa, tratamento de canal ou extração do dente. Em alguns casos o material da restauração pode ser usado para reparar a trinca e a coroa pode impedir que o caso se agrave. Se o tecido mole dentro de seu dente foi afetado, o dentista poderá recomendar um tratamento de canal para remover o tecido contaminado. Enquanto o tratamento de canal é um tratamento mais intenso do que uma coroa, ele pode ajudar a salvar seu dente no caso de uma fratura que tenha afetado o dente inteiro. A última opção é extrair o molar. Isso é feito quando a raiz está contaminada e o dente não pode ser salvo.

Acidentes, alimentos muito duros e até o hábito de ranger os dentes podem ocasionar trincas ou fraturas. Consulte um dentista imediatamente para descobrir o que pode ser feito pelo seu dente. Saiba mais a respeito de dentes trincados Centro de Informações de Saúde Bucal Colgate