Dente frontal trincado: o que você pode fazer

Acidentes acontecem, e quando esses acidentes envolvem sua boca, eles às vezes podem levar a um dente frontal trincado. Dar uma grande mordida em alimentos congelados, levar uma cotovelada durante um jogo de basquete ou tropeçar em uma calçada irregular pode naturalmente colocar seus dentes frontais, ou incisivos, em risco.

Se seu dente frontal trincou, é importante ir ao dentista – pode ser difícil determinar sua localização e a gravidade por conta própria, segundo a American Dental Association (ADA) (Associação Dental Americana) algumas trincas, conhecidas como fissuras, são superficiais e normalmente não requerem tratamento. Outras, no entanto, se estendem para além da linha da gengiva e normalmente necessitam a substituição do dente.

Adesivo dental

Um dentista pode fazer algumas coisas para restaurar um dente frontal trincado. O adesivo dental, por exemplo, normalmente envolve uma resina composta – que é produzida para se parecer com a cor natural de seu dente – para selar ou preencher a trinca. Na comparação com outros métodos de tratamento de um dente trincado, este é o mais barato e requer o menor número de idas ao dentista. Embora seu dentista seja capaz de reparar seu dente usando um adesivo dental em apenas uma única consulta, o material não é, contudo, tão forte quanto os demais. Sua fragilidade torna-o mais apropriado para dentes que não recebem muita pressão durante a mordida, como os dentes frontais segundo a Cleveland Clinic.

Coroa

Se a trinca é longa ou profunda, mas não atinge a raiz ou a porção inferior à linha da gengiva, pode ser melhor uma coroa a um adesivo dental. Coroas são normalmente feitas em porcelana e funcionam como uma cobertura para o dente danificado, permitindo uma restauração ou mesmo uma melhoria em sua forma. Seu dentista pode recomendar a aplicação de uma coroa sobre o dente frontal caso não haja mais estrutura suficiente para usar o adesivo dental. Você precisará gastar um pouco mais de tempo na cadeira de seu dentista ao receber uma coroa para reparar um dente frontal trincado e provavelmente retornará para várias consultas. No entanto, uma vez que a coroa é mais duradoura do que o adesivo dental, você pode esperar que ela dure mais com os cuidados domésticos apropriados.

Canal da raiz

Algumas trincas afetam não apenas o exterior do dente, como também seu interior. Caso a trinca seja profunda o suficiente para alcançar a polpa de seu dente, localizada abaixo das camadas de esmalte e da dentina, talvez você precise de um tratamento do canal da raiz para eliminar a polpa inflamada e salvar o dente. Quando este procediemento no canal da raiz é realizado para tratar um dente trincado, o dentista cobre o dente tratado com uma coroa logo em seguida. Embora a ideia possa soar intimidadora, a American Association of Endodontists (AAE) (Associação Americana de Endodontia) afirma que o processo é similar àquele de restauração. E, hoje, ele é relativamente confortável.

Implantes

Um dente trincado não pode ser tratado uma vez que a trinca atinge abaixo da linha da gengiva, de acordo com a AAE. Isso significa que seu dentista precisará remover o dente, mas não significa que você será deixado com um espaço vazio em sua boca. Um cirurgião dentista poderá instalar um implante em seu maxilar para substituir a raiz do dente. Este implante é então coberto por uma coroa, para que se pareça o máximo possível com seu dente.

Não importa como você e seu dentista decidirão tratar um dente frontal trincado, é importante cuidar dele após o tratamento. Escovar duas vezes ao dia com um creme dental fluorado como Colgate Total 12® protegerá seu dente restaurado da cárie. Você também deverá se consultar com seu dentista regularmente para se certificar de que seu adesivo dental, a coroa ou o implante permanecem em bom estado.