Fenda palatina e os dentes de seu filho

Como a fenda palatina afeta a saúde bucal de seu filho? O que você pode fazer para cuidar do sorriso dele? Essa condição congênita pode ser causa de preocupação para os pais, mas com a ajuda de uma equipe de especialistas, incluindo um bom dentista, seu filho pode ter um belo e saudável sorriso.

O que é uma fenda?

Fendas são defeitos congênitos comuns. De acordo com os Centros de Controle e Prevenção de Doenças, cerca de 2.651 bebês nascem a cada ano nos Estados Unidos com uma fenda no palato, também conhecido como céu da boca. Algumas crianças nascem com uma fissura labial, que não é tão séria quanto uma fenda palatina, e outras nascem com fissuras no lábio e palato.

Durante os primeiros meses de gravidez, esse defeito pode se desenvolver se os tecidos que formam o céu da boca ou os lábios não se juntarem corretamente. O bebê nasce então com uma abertura no céu da boca e no assoalho do nariz ou uma fissura no lábio.

Embora a causa ainda não esteja clara, alguns fatores podem aumentar o risco. Mulheres que fumam durante a gravidez e mulheres diagnosticadas com diabetes antes de engravidar têm um maior risco de dar à luz uma criança com fissura. Acredita-se que a dieta materna, o uso de medicamentos e a exposição ambiental possam influenciar. Esse defeito não costuma ser de família.

Como os dentes são afetados?

Uma fenda palatina pode levar a problemas dentários que afetam os dentes do bebê e do adulto. O posicionamento, o tamanho, o formato e o número de dentes podem ser afetados. Com os devidos cuidados dentários, no entanto, uma criança que tenha nascido com esse defeito ainda pode ter um sorriso saudável.

Uma das primeiras coisas que os pais podem fazer é marcar uma consulta odontológica imediatamente. Fale com o dentista do seu filho sobre quando fazer essa primeira consulta. Quando o caso for uma fissura, você agendar uma consulta para o seu filho bem antes de ele completar um ano. Uma consulta no início é essencial para o reconhecimento de potenciais problemas e para monitorar a saúde bucal do seu filho.

Bons hábitos de cuidados dentários também podem ajudar a garantir um futuro com dentes saudáveis. Comece a escovar os dentes cedo e certifique-se de que a dieta do seu filho seja repleta de alimentos ricos em nutrientes. O dentista do seu filho poderá falar com você sobre as melhores maneiras de cuidar dos dentes de leite, incluindo técnicas de escovação, uso do flúor, e alimentação adequada.