Bactéria aliada dos dentes investigada como ingrediente de goma de mascar

Eis algo novo para se mascar.

Cientistas estão desenvolvendo uma goma de mascar que contém bactérias aliadas que, segundo eles, combatem a cárie dentária. Micróbios “do bem” presentes na goma de mascar impedirão que micróbios “do mal” se fixem nos dentes.

As bactérias aliadas são chamadas de Lactobacilos. Geralmente são encontradas no iogurte e há relatos de que também sejam boas para o tratamento de problemas intestinais.

Os Lactobacilos reduzem a concentração de Streptococcus mutans, bactérias responsáveis pela cárie dentária. Essas bactérias prejudiciais colonizam a superfície dos dentes, convertendo o açúcar em ácidos que provocam ruptura do esmalte dental. Os lactobacilos fazem os S. mutans se aglutinarem, evitando sua fixação nos dentes.

Cremes dentais e soluções para bochechos contendo Lactobacilos também estão em processo de desenvolvimento, segundo cientistas da empresa alemã BASF, que planeja comercializar os produtos. Dr. Andreas Reindl, da BASF, disse ao “Chemistry and Industry Journal” que “a eficácia foi demonstrada e o lançamento dos primeiros produtos de higiene bucal contendo lactobacilos probióticos está programado para 2007”.

Os dentistas orientam que a melhor maneira de manter dentes e gengivas saudáveis é limpá-los regularmente e fazer um check-up odontológico a cada sies meses ou um ano.

Dr. Gordon Watkins, membro do comitê de saúde e ciência da British Dental Association alertou: “Esses novos produtos não eliminarão a necessidade de escovar os dentes, já que sua ação está voltada para uma única bactéria”. “A melhor maneira de minimizar a cárie dentária é reduzir o consumo de açúcares, fortalecer os dentes por meio do uso de flúor e escovar os dentes para remover a placa dentária”.

Demonstrou-se que gomas de mascar que contêm o adoçante artificial xilitol, que possui propriedades antimicrobianas, também suprimem as bactérias que combatem a cárie dental.

A Organização Mundial de Saúde calcula que, no mundo inteiro, cinco bilhões de pessoas sofram de cárie dentária.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Cuidar de seus dentes ajuda a prevenir a cárie

As bactérias que vivem dentro da sua boca podem inclusive causar cárie, caso você não pratique bons hábitos de saúde bucal . Use uma de nossos cremes dentais com flúor para prevenir a cárie.