Comer queijo pode ajudar a evitar a cárie dental

Pesquisadores distribuíram aleatoriamente 68 participantes com idade entre 12 e 15 anos em quatro grupos: queijo, leite, iogurte sem açúcar e controle (parafina). Os participantes mastigaram ou bochecharam o alimento em teste por três minutos e depois enxaguaram a boca com água. Os pesquisadores mediram o pH da placa dental em quatro pontos na boca de cada participante antes do consumo e 10, 20 e 30 minutos após.

Os participantes nos grupos de leite, iogurte sem açúcar e parafina não apresentaram alterações significativas no pH da boca. O pH daqueles que comeram queijo, no entanto, aumentou rapidamente a cada intervalo, o que sugere que o queijo possui propriedades anticárie.

Um pH inferior a 5,5 expõe a pessoa a risco de erosão dental, processo que desgasta o esmalte do dente. “Quanto mais acima de 5,5 for o pH, menor será a probabilidade de desenvolvimento de cárie”, explica Vipul Yadav, principal autor do estudo.

Os resultados do estudo mostram que a elevação do pH no grupo do queijo pode ter ocorrido por conta da produção aumentada da saliva, que pode ter sido causada pela mastigação. Além disso, vários compostos encontrados no queijo podem aderir ao esmalte dental e ajudar a proteger os dentes contra o ácido.

“Parece que os derivados do leite fazem bem à boca”, diz o porta-voz da Academia de Odontologia Geral, Dr. Seung-Hee-Rhee. “Os derivados do leite não são apenas uma alternativa aos lanches com carboidratos ou açúcar, eles também podem ser considerados como medida preventiva contra a cárie”.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Cuidar de seus dentes ajuda a prevenir a cárie

As bactérias que vivem dentro da sua boca podem inclusive causar cárie, caso você não pratique bons hábitos de saúde bucal . Use uma de nossos cremes dentais com flúor para prevenir a cárie.