Pacientes e dentistas podem dar boas vindas à tecnologia de plasma na guerra contra a cárie dentária

Jatos de plasma podem destruir as bactérias dentais que causam cárie enquanto poupam os dentes, cientistas relataram na edição de fevereiro do Journal of Medical Microbiology. Os achados podem significar que a tecnologia de plasma será útil para a remoção de tecido infectado da cárie dentária, um procedimento que convencionalmente requer o uso de brocas motorizadas, afirmam os cientistas.

Cientistas do Instituto de Modificações de Superfície de Leibniz, Leipzig, e dentistas da Universidade de Saarland, Hamburgo, Alemanha, testaram a eficácia do plasma contra patógenos bucais comuns como o Streptococcus mutans e Lactobacillus casei. Essas bactérias formam filmes sobre a superfície dos dentes e têm a capacidade de corroer o esmalte dental e a dentina subjacente para causar a cárie.

Plasmas, o quarto estado da matéria após sólidos, líquidos e gases, apresentam um número crescente de aplicações médicas e técnicas, e dr. Stefan Rupf da Universidade de Saarland, que liderou a pesquisa, diz que desenvolvimentos recentes de plasmas frios mostraram grandes promessas de uso na odontologia.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Cuidar de seus dentes ajuda a prevenir a cárie

As bactérias que vivem dentro da sua boca podem inclusive causar cárie, caso você não pratique bons hábitos de saúde bucal . Use uma de nossos cremes dentais com flúor para prevenir a cárie.