Um pirulito para sua saúde bucal?

Um pesquisador da Universidade da Califórnia (UCLA) tornou-se um empresário dos doces. Mas aí tem uma pegadinha: ele criou pirulitos herbáceos que se destinam a evitar a cárie dentária, pelo menos temporariamente.

Wenyuan Shi, Ph.D, microbiologista da Faculdade de Odontologia da UCLA, criou pirulitos sem açúcar, com sabor de laranja, com uma fórmula herbácea encontrada em alcaçuz que busca e inativa bactérias como o Streptococcus mutans, que podem causar a cárie dentária.

Tendo conduzido cerca de 50 mil experimentos com duas mil ervas chinesas em sua carreira, dr. Shi dedicou-se à sua meta de criar uma arma poderosa para combater a cárie dentária aplicando uma abordagem médica na odontologia. De acordo com o UCLA Today Online, isso levou à identificação dos patógenos causadores da cárie dentária entre 700 tipos de bactérias que vivem na boca, rastreando a presença dos mesmos e alvejando-os com "bombas inteligentes" antimicrobianas para matar as bactérias nocivas sem prejudicar as boas.

Os dentes são susceptíveis à cárie dentária porque a placa bacteriana, um filme pegajoso de bactérias, forma-se constantemente sobre os dentes. Quando você ingere alimentos líquidos ou sólidos contendo açúcares ou amido, as bactérias produzem ácidos que atacam o esmalte dental. A aderência da placa bacteriana mantém esses ácidos em contato com seus dentes e, após muitos ataques desse tipo, o esmalte pode sofrer lise e uma cavidade se formar.

Escovação, uso de fio dental e cuidados com os dentes podem livrar a boca da placa bacteriana e, assim, reduzir a cárie dentária, mas nada disso tem por alvo as bactérias. As bactérias nocivas, diz dr. Shi, crescem rapidamente porque sua boca é a incubadora perfeita, que fornece a temperatura certa e o suprimento alimentar regular. O consumo do doce do dr. Shi duas vezes ao dia — uma vez após o café da manhã e outra antes de dormir — por dez dias, pode reduzir as bactérias causadoras da cárie dentária.

Ele espera um dia desenvolver também kits de testes para bactérias. “Parte do meu sonho extravagante é que um dia você possa entrar no consultório do dentista e fornecer uma amostra de saliva para teste, assim como você forneceria amostras de sangue e urina para o médico”, diz dr. Shi, que planeja lançar mais produtos de combate a bactérias no mercado.

© Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Cuidar de seus dentes ajuda a prevenir a cárie

As bactérias que vivem dentro da sua boca podem inclusive causar cárie, caso você não pratique bons hábitos de saúde bucal . Use uma de nossos cremes dentais com flúor para prevenir a cárie.